quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Escotismo? Sei lá, entende! Há controvérsias! (Crônica baseada nos personagens de Chico Anísio).


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Escotismo? Sei lá, entende! Há controvérsias!
(Crônica baseada nos personagens de Chico Anísio).

                 Todos sabem que eu amo o escotismo. Quem sabe sou diferente. Tem hora que penso que sou o seu Rolando Lero: - Amado mestre... Captei! Captei vossa mensagem! Cheguei à conclusão que sou diferente. Tudo que faço é errado. Sei lá entende? Quem sabe a Dona Bela ia me olhar e dizer: Chefe! Você só pensa... Naquilo! Ou o Pedro Pedreira a rir de mim dizendo: Não me venha com chorumelas! E iria completar: - Há controvérsias! - Este tal de escotismo moderno me enche as paciências. Só porque não aceito esta tal modernidade, alguns chefes raivosos me olharam imitando o Seu Peru da Escolinha: - “Estou porrr aqui com você”! Afinal dizem que velhos escoteiros não existem. Uns dizem que são ex-Escoteiros, outros antigos escoteiros e outros afirmam que são veteranos.

                     Como dizia a pudica Dona Bela, esta turma “Só pensa... Naquilo!”. Prefiro não discutir, mas eu adoro me chamar de Velho Escoteiro Chato de galocha. Alguns nos chamam de escoteiros mais velhos. Bah! Eu mais Velho? “Sou novo meu!”. Teve um que me disse: - Chefe somos veteranos. Eu sorri sem graça, pensei no seu Rolando Lero que dizia: - “Captei! Captei vossa mensagem amado mestre!”. E por favor, não me confundam com seu Samuel Blaustein que dizia: - “Fazemos qualquer negócio!”. Desculpe estou fora desta!

                   É... O escotismo está mudando. Não sei onde vai parar. Não cresce a evasão aumenta, e tem cada um que parece dois. Se você chegar perto de um desses grandes chefes e pedir para cantar o rataplã, sabe o que ele dirá? – “Opa! Tá na ponta da língua!” não é assim que dizia o Sandoval Quaresma? Chefe, calma, “Eu estava indo tão bem!”. Já pensou acampar com aquela Tropa que aonde vai tem de ser em um sítio, onde tem agua quente no chuveiro para o “chefinho”, luz, WC, fogão a gás?

                 Disseram-me que um Chefe todos os dias corre na cidade para comprar as “quentinhas”.  Bacana não? Só falta o Paulo Cintura aquele fisiculturista acordar a escoteirada de madrugada e dizer: “Vamos malhar! Saúde é o que interessa o resto não tem pressa! Iiiissa!”. Pois é, tudo é mesmo moderno e prefiro me esconder no barro como o Rambo fez. Afinal isto é acampamento? Mas não tem jeito, sempre me acham para reclamar. Oselino Barbacena é que ia gostar. Ele sempre se escondia e dizia: “Ai, meu Jesus Cristinho, já me descobriu eu aqui de novo! Larga d’eu sô!”.

                   Enquanto isto vou caminhando nesta estrada escoteira esperando encontrar um chapelão de abas largas, alguém de calça curta, um sorriso nos lábios e encontrar na curva do morcego o Seu Suppapau Uaçu, o índio com seu sotaque carregado que iria dizer: “C’es moi! Suppapau Uaçu, o escoteiro gostoso! Manda! Arrepia!”. E a tal da vestimenta? Ainda desbotando e descosturando? Dizem que os novos só recebem Autorização Provisória com a vestimenta. Afinal nenhum líder de distrito e região mostrou os dois uniformes? Só um que custa caro é o certo?

                  Pô meu, cê parece que num sei? “É o seguinte, quer dizer, em também não sei, mas supondo que soubesse, eu diria, sei lá entende!” Patropi devia ter sido Escoteiro. Já pensou ele em uma reunião da DEN ou o CAN? De caqui curto dizendo: - Sem crise, sem crise! Soube que em um curso Escoteiro alguém disse que era ateísta. O mundo veio abaixo. O dirigente Formador não gostou. Queria tirar o moço do curso. Melhor chamar seu Boneco para resolver a questão: “Ligadão nas quebradas, chefia, mas que hora é a merenda?” Mas se quer mesmo saber minha opinião “Vou responder ‘dis costa’. Crasse!”.

                   Enfim, não adianta brigar nem discutir nem chorar. Os donos do poder Escoteiro não abrem mão. Se você tem um amigo que pertence a Corte e pergunta aonde vamos chegar, ele responde a lá Patropi: - “Meu, daria para me incluir fora dessa?” – Você sabe que eu cheguei atrasado e para compensar vou sair mais cedo!”“. De vez em quando me levanto vou caminhar com minha bengala e fico me perguntando – Escotismo! Onde está você? Estava tão perto e hoje está tão longe! E não foi seu Ptolomeu muito estudioso que disse ser Baden-Powell um sargento de batalhão do BOPE? Pois é, eu queria ter um filho assim! E Ele respondia: Nem tanto mestre, nem tanto!

                  E olhe dizem que sou mesmo um tradicionalista chato de galocha. Lembrei-me do seu Valdemar Vigário e sua tirada: - “O menininho... Cabeçudinho... Joelhinho grosso... perninha fina... Quem? Quem? Ele Raimundo Nonato. Ainda bem que ele não disse Vado Escoteiro. Sei que não nasci em Maranguape. Afinal ele poderia me perguntar: - Te lembra disso?”. Já me disseram que se o seu Armando Volta fosse escoteiro, logo estaria nas cortes do poder. – E ele com seu presente, dando ao Presidente da UEB e dizendo: Somebodylove pensei por que não comprá-lo? Comprei-o, aceite, é de coração, sem o menor interesse. Comigo pedra é pedra, se sei digo que não sei e pronto. É papo dez chefão! Puxa saco de uma figa!

                         Bem melhor parar por aqui. Tem muitos politicamente corretos que adoram a UEB atual ou EB, sei lá entende? Dizem que eles não leem o que escrevo. Sei não. Gostaria de ver a cada deles lendo. Eles para chegar lá me lembram do Batista da Escolinha – “Faço tudo que o senhor mandar!”. “Saúde, paz amor, harmonia, alegria e prosperidade pro senhor e prá toda família!”. Já os vejo bajulando um Alto Dirigente da WOSM dizendo: - “Gostaria de falar uma coisinha pró senhor! O senhor me autoriza?”.

                        Ainda bem que sou mineiro, diferente do Nerso da Capitinga, cheio de manhas, mas que afirmava: “Eu não sou bobo não, fio!” “É seu este escotismo e não meu!” e terminava – “Intão tá, intão!”. E vamos parar... Zevini! Zevini! E o seu Bertold Brecht sorriu quando foi na sede escoteira regional e logo o chamaram de “Camarão” – “É a mãe, Camarão é a mãe!”.

                       E os preços das bugigangas escoteiras na Loja Nacional? Deviam colocar na gerencia o seu Alim Muchiba respondendo ao escoteiro Samuel Blaustein: - Qual o prezo da vestimenta? E Salim dá a resposta. A vista ou a prestação? - Chega por hoje, fico por aqui, olhe se você não está satisfeito com o escotismo moderno eu só posso lhe dar um conselho: - “É o seguinte, quer dizer eu também não sei, mas supondo que eu soubesse, eu diria, sei lá entende?”. Até outro dia meus amigos e termino repetindo João Canabrava: - Estou “Sóbrio chefia”. – “Bota mais uma UEB aí gente fina” “Fecha a conta e passa a régua!”. 



Nota de Rodapé: - Já publiquei aqui. Vez ou outra me lembro desta crônica. Adoro o Chico Anísio e até hoje ainda assisto a Escolinha no “Viva”. Suas personagens parecem reais e perdi a conta de quantos chefes conheci parecido com eles. Uma Chefe recomendou aos demais chefes que lessem esta crônica. Risos. Sei entende? Não sei se o Patropi concordaria. Ou quem sabe poderiam imitar o Seu Bertold Brecht. “Camarão é a mãe”! E viva a União dos Escoteiros do Brasil que hoje é só Escoteiros do Brasil. Anrê!