segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Crônicas de um aborrecido Velho Chefe Escoteiro. Repeteco é uma arte de quem não tem nada novo para apresentar.


Crônicas de um aborrecido Velho Chefe Escoteiro.
Repeteco é uma arte de quem não tem nada novo para apresentar.

              Pois é. Acho que é hora de dar um tempo. Estou sendo repetitivo demais. Alguns que me acompanhavam nas minhas escritas já não acompanham mais. Claro, sempre a mesma coisa. Um continho, um artiguinho, e se não me alinhar o que pensam os donos do poder sobre a nova pedagogia escoteira, acho que já é hora de mudar ou parar. Para que contar uma história de escoteiros se ela não vai de encontro às novas metodologias tão sobejamente praticadas e discutidas nos cursos, nas normativas e até mesmo nas discussões realizadas por distritos regiões e até mesmo pela Escoteiros do Brasil?

              Não existe mais interesse. Palavras ao vento. Eu concordo. Sou um Velho Chefe Escoteiro que viveu uma época e hoje tudo é moderno. Hoje nas minhas bengaladas por aí, pensei em escrever um artigo cujo título seria: - “Uma nova razão social para a EB”. Depois li e reli o que tinha escrito e pensei: - Vado Escoteiro, tu tá louco? Tu tá perdendo tempo meu amigo. Isto não interessa ninguém. Mude de tom, mude de esquema, faça o que todos querem e pedem não só aqui, mas em todas as redes sociais. “Putz Grila!”, mas o que eles querem? E meu amigo espiritual completou: Eles querem o que você não pode dar. Eles querem elogios, palmas e dizer que são os novos “Impisa, o lobo que nunca dorme” no escotismo moderno! – Valha-me Deus, estão chegando os novos BPs?

              - Afinal meu velho Chefe, tu só sabe lembrar o seu passado. Você é carta fora do baralho. Vá jogar sua “paciência” com a velharia em outro lugar. Agora tudo mudou. Veja os Seminários realizados neste rincão brasileiro. Veja o que discutem. Você quer o que? Quer “pegar” estes chefes lideres nos seus estados e dar um banho da Metodologia Badeniana? “Sai desta”! Esqueça o escotismo que você acredita. Ninguém vai ler e nem comentar. Comentar? Meu irmão, tu parece desconhecer o “Grande Irmão” ele tem olhos em todo lugar. A turma que um dia te seguiu sabe que podem ser admoestados, ameaçados e eles tem receio de um dia alguém dar um até mais para eles irem aumentar o numero da Legião dos Esquecidos.

               Pois é, eu sei que nem todos tiveram uma vida ao ar livre, que acamparam onde ninguém foi que se aventuraram a seguir os passos do jovem, que fizeram tudo para alcançar o “Espirito Escoteiro”. Agora é diferente. Tem um Estatutos feito sob medida. Meia dúzia manda e milhares obedecem. Você quer dar neles um banho de metodologia Badeniana, mas para que? Por acaso importa saber se eles sabem um nó de evasão descendo de uma árvore sentado docemente em um Balso pelo Seio? Isto na prática e não na teoria? Importa saber se um dia fizeram um “Ninho de Águia” nas alturas e como acompanhante um elevador mateiro que sobe e desce com uma manivela? Não precisa. Eles sabem sorrir e como sabem! E só isto basta. E eles tem a caneta coisa que você não tem.

              O melhor mesmo é diminuir suas postagens. Elas não estão com nada. Não batem com o que pensam os novos chefes. Que importa a apresentação e o garbo? Importa a satisfação pessoal deles e você fica se remoendo só porque um dia deu valor ao que os outros pensavam de você? Tu exemplo? Já era! Não espere mais comentários. Não espere discussões sobre o escotismo moderno e o de raiz. Tente escrever sobre os novos lideres, elogie afinal quem não gosta de um elogio? Voce acha que alguém está preocupado se o jovem fica no escotismo por mais de três ou quatro anos? Isto não existe mais meu caro Vado Escoteiro.

              Ninguém tem tempo para ficar lendo seus contos e artigos enormes. Isto dá sono. Faça como muitos estão fazendo. Pega um quadro colorido do Facebook e escreva: EU AMO O ESCOTISMO, EU ADORO FOGO DE CONSELHO E AMO MEU APF E A EB! Pronto, só isso vai dar IBOPE dos bons. Suas escritas são chatas. Ninguém quer saber de “historinhas” de como é um acampamento de Gilwell. Ninguém quer saber sobre técnicas e o valor do novo escotismo que não tem começo e não tem fim. Tem sim! Ele satisfaz muitos chefes que viajam longe, pagam para estar juntos aos grandões do poder e tirar fotos abraçados a eles.

              Você sabe como ninguém que ser Formador ou Dirigente satisfaz o ego de muitos. Não importa sua experiência, se ele um dia foi ou é Chefe de lobos, escoteiros ou seniores e viu o excelente resultado dos métodos Badeniano e hoje trazem na lembrança o Escotismo que lhe mostrou um novo rumo um novo caminho na vida. Isto já era. Poucos se lembram dos seus tempos modernos. Cale-se “Chefinho”, escreva o que agrada, se o dirigente máximo sabe sorrir e pode pagar seu escotismo viajando em qualquer estado fique na sua. Não veja como má fé aquele Chefe que não tem tropa, não tem alcateia, mas é um erudito pedagogo, palestrista e conferencista escoteiro e sabe como cobrar como ninguém uma taxa para seu caixa.


               Acho que meu outro eu tem razão. A Escoteiros do Brasil não vai mudar sua razão social nunca. Se ela processou outros tantos que foram contra ela e mesmo perdendo em todas as instâncias, e se ela se assenhorou das nomenclaturas e nomes centenários como se só ela tivesse direitos e os outros não, o melhor é diminuir meus escritos, minhas histórias. Ah! Estou velho demais para ficar pensando que um dia poderíamos ter o reconhecimento nacional do valor da educação escoteira. E vem aquele pandego dizer que o importante são os resultados! Pois é. E onde eles estão?

Nota de rodapé: - Cheguei à conclusão que sou muito repetitivo. Meus contos e comentários sobre o escotismo de ontem são um amontoado de senões que nem lidos agora são. Um poeta disse que o oposto da vida não é a morte: é a repetição. Outro disse que o importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita. Mesmo sem compreender, quero continuar aqui onde está constantemente amanhecendo. Mas será que vale a pena continuar?