quarta-feira, 22 de maio de 2019

Crônicas de um Velho Chefe escoteiro. “Um grande e gostoso ‘Abraço”.



Crônicas de um Velho Chefe escoteiro.
“Um grande e gostoso ‘Abraço”.

Prólogo: Hoje é dia do Abraço. Gosto dele sou fã incondicional de dar um abraço. Dizem que devemos dar a quem merece, é bom demais ver o semblante de quem a gente não tem muita simpatia recebendo um abraço. O susto, o sobressalto, o receio de não entender, só isso vale a pena dar um abraço.

              Quantos abraços você dá por dia? Não contou? Pois conte, tente fazer uma competição com você mesmo. Quantos abraços darei hoje? Abrace com cortesia, sem segundas intenções, com um sorriso honesto, com respeito e cortesia. Agora pergunte a você se sabe o valor de um abraço. Dizem que tem dois tipos, o toque sutil ao braço e o verdadeiro apertado. Este sim a gente vê passar o calor indo direito no coração. Tente sentir do que o abraço é capaz. Quando bem apertado, ele apara tristezas, combate incertezas, sustenta lágrimas, põe a nostalgia de lado. Ele é até capaz de diminuir o medo, medo que a vida nos traz em forma de duvida de enfrentamento e do pensamento do que o outro pensa de nós...

               Costumo dizer que o abraço é espontâneo, perguntar ou sem consulta dar um abraço apertado naqueles que você quer bem ou até mesmo naqueles que você acha que não merece. Um sorriso, um abraço e finalmente dizer: - “Eu gosto de você”. Vivi tantas coisas em minha vida, que fico pensando porque não abracei tanto a quem devia. É ruim pensar que não fez e dizer: - Agora é tarde demais. Costumo aconselhar que abrace agora, o amanhã a Deus pertence. Quem sabe não vai ter oportunidade novamente? Eu não gostaria de estar em espirito vendo meus amigos dizerem que gostavam de mim, que achavam que eu era justo, que era um Escoteiro sincero, seria difícil não poder retrucar dar um abraço de volta e dizer: - Eu também gosto de você.

                  Para alguns dar um abraço nem sempre é fácil. Cada um de nós tem uma experiência diferente na interpretação da linguagem corporal e com a distância que as outras pessoas mantém durante a interação. Essas experiências podem variar de muito agradáveis e desejadas até as impressões de insuportável desconforto. Isso não é diferente no caso do abraço. Quem já não se sentiu mal quando alguém (desconhecidos, por exemplo) nos fala muito perto do rosto? Não podemos ignorar que o nosso corpo é uma referência para nós. Quando o assunto é espaço e a sua ocupação, o corpo ganha uma importância especial.

                   Nunca vou esconder meus sentimentos. Não quero amanhã dizer que devia ter dito e não disse. Não quero dizer que o amanhã não vai acontecer, pois eu o perdi, deixei-o ir sem ao menos dizer: - Escoteiro, Escoteira, Lobo ou Loba, Sênior ou Guia saiba que eu gosto de você. Saiba que você é importante para todos nós. Conto com você nas horas difíceis e nas horas de alegria. Quantos se vão e deixam atrás magoas e dissabores? Quantos deixam o escotismo cheios de amarguras porque ninguém nunca disse que ele era importante? Não seria diferente que em vez de cara feia, chamada de atenção recebesse um abraço?

                      No escotismo muitos pensam diferente. Acham que isto não é próprio de jovens meninos e meninas, de adultos ao redor, de gente como a gente que não devem se preocupar em palavras afáveis, mas sim com ações que demonstram a fraternidade diferente de ficar dizendo o que não pensa, de dizer o que não deveria dizer. Eu penso diferente, se preciso em diria mil vezes antes que seja tarde demais. Gosto de elogiar, um elogio vale mais que palavras ásperas, que um cenho serrado, um imaginário que não passa pela minha mente. Costumo dizer que se temos que falar que falemos logo, se temos de abraçar porque não abraçar logo? Se o amigo mais próximo merece um elogio porque não dizer? Esperar que ele um dia não estivesse mais aqui? Não deixar que ele ouça e não estando presente não possa expressar seu sentimento?

                 Já me disseram que não somos como o sol, ele não quer receber elogios, ele nem se gaba de sua beleza, simplesmente ele brilha. Mas eu adoro o sol, todos os dias o saúdo com uma frase tirada da imaginação. Como dizia o poeta devemos compreender o valor de um bom dia, de um telefonema, de uma visita, de um abraço de um beijo fraternal, de um carinho simples para depois poder sair por aí sorrindo e dizer aos ventos: - Eu gosto de você, quero ter alguém assim ao meu lado para sempre e por toda a vida!

                 Abraçar tem o poder de transmitir energias, explicar sentimentos que as palavras não conseguem e curar carências e tristezas. Portanto abrace muito, demostre carinho e amizade. Hoje repito no dia do abraço pergunte a você mesmo, eu já abracei alguém hoje? Dê sempre o primeiro passo, faz bem, demonstra cortesia e mostra que a gente gosta de quem está ao nosso lado. Meus amigos do Escotismo, “Feliz dia do Abraço” e seja feliz em ver o sorriso estampado!