quinta-feira, 9 de maio de 2019

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. 250 milhões de escoteiros (Laszio Nagy). Um salto para a história!




Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
250 milhões de escoteiros (Laszio Nagy).
Um salto para a história!

Prólogo: - Estou escrevendo este artigo ouvindo Auld Lang Syne (A Canção da Despedida). Adoro escrever ouvindo minha canção preferida. Às vezes ouço tocada por violino, por violão, pela Royal Scots Dragoon Guards (Escócia, país onde surgiu esta música estupenda) e mesmo bem cantada por interpretes que dizem para que veio. Mas não estou dizendo Adeus! Não, não estou. Tenho que dar a mão a palmatória e dar os parabéns, uma palma escoteira um Anrê e um Bravo aos Dirigentes da Escoteiros do Brasil!

- Estou sendo sincero, pois sempre critiquei os lideres do escotismo Brasileiro. Desta vez não, faço um elogio. Em pouco mais de quatro anos mesmo se digladiando nas suas funções, fazendo do X um Y na história da ética e transparência escoteira, levaram em três anos o nosso efetivo de 80.000 a 120.000 membros registrados na EB. Fantástico! Extraordinário! Pelo que fizeram se continuarem a fazer breve chegaremos aos UM MILHÃO DE ESCOTEIROS. Difícil? Não. Sei que o nosso querido Laszio Nagy no seu livro “250 milhões de escoteiros” diria. Ficaria boquiaberto com o que acontece na Escoteiros do Brasil. Pirraçando meu ego tento na minha matemática do qual sou péssimo aluno e mal entendo das formulações matemáticas da mecânica quântica. Disseram-me que são os formalismos matemáticos que permitem uma descrição rigorosa da mecânica quântica. Voltando a tabuada do passado, que nem lembro mais, fiz uns cálculos e a continuar assim em menos de cinco anos chegaremos a um milhão de Escoteiros!

- Vejamos ler parte do relatório 2019 feito pela Presidência da DEN: - Primeiramente, o nosso efetivo registrado - que era de 84.489 associados em abril/2016 - atingiu, em 30 de abril de 2019, a marca de 120.901 associados em 1.604 unidades escoteiras locais espalhadas por todo o Brasil. Isso representa um crescimento na casa dos 43% nesses três anos! Alcançamos, portanto, um percentual médio de crescimento anual superior a 14% ao longo do triênio, que foi o maior que experimentamos no último quarto de século da nossa história associativa, somando mais de 36 mil novos participantes às nossas fileiras. Abrimos uma nova unidade escoteira local a cada 2,5 dias ao longo de 3 anos!

- É ou não é fantástico? Afinal a evasão caiu há menos de 5%. Verdade? Deve ser.  Será que passou despercebido pelos Politicamente Corretos da EB este desempenho? Tal performance é quase impossível em qualquer associação escoteira no mundo (salvo engano) que ficaram por anos na marca de 70.000 a 80.000. Para sermos mais exatos, nossa liderança alcançou em 2017 Cem mil Escoteiros! Por sí só um numero fantástico jamais alcançado no Brasil. E eis que em 2018 salta para 120.900 Escoteiros! Incrível não? 20.900 em apenas um ano? É realmente eletrizante, espantoso e admirável este patamar. Temos mesmo que dar vivas aos nossos dirigentes. Eu na minha humilde tapera, onde as tardes me sento na minha varanda, sozinho olhando os transeuntes passarem na minha rua esburacada e no alto da minha sapiência me ponho a pensar:

- São números impressionantes. 20.900 em apenas um ano. Aumento de 21% do ano anterior para este ano. O dobro do que ela alcançou de 2016 a 2017. Se tal desenvolvimento continuar, em 2019 seria mais uns 35% e a cada ano aumentando o efetivo que breve poderá chegar nos 500.000 e por conseguinte 1.000.000! Chega a assustar tal aumento. Média de 1.740 membros por mês. Com esse numero alcançado devemos ter uma media (alguns mais outros menos) de 75 associados por grupo já que alcançamos 1.600 Grupos registrados. Matematicamente falando (o que não é o meu forte) entraram por reunião de sábado em 2018 a fantástica soma de mais ou menos 436 associados por semana.

- Me desculpem se errei na minha matemática. Sou péssimo, mas tentei a minha moda de calcular que preciso 20 metros de cipó e 8 bambus para construir uma mesa de campo para 8 escoteiros. “entonse” pensando bem, se este recorde for batido, breve estaremos beirando os um milhão de escoteiros. Fantástico mesmo é termos média de 3 escoteiros por adulto voluntário. Preocupa-me chegarmos a um por um aí o escotismo deve mudar radicalmente formando alcateias e tropas só de chefes, vai ser um “barato”. Se aprenderem com a liderança será um choque de personalidade. Mas isto é outro assunto, o de agora é um só – “Parabéns a Escoteiros do Brasil pela marca histórica”.

- No alto da minha sapiência eu fico deitado em berço esplêndido esperando um novo escotismo no futuro cheio de bons resultados e com evasão zero. Quem sabe Baden-Powell será citado como um dos criadores do Escotismo, mas pouco lembrado com um dos maiores pensadores e pedagogos no mundo. Ressalva para os novos Formadores e Dirigentes que irão dar um novo patamar ao Movimento Escoteiro, refeito e prescrito como sendo uma jabuticaba (como disse um líder escoteiro) Brasileira. Que venham os 200.000 como preconizam para breve. Gostaria de estar aqui de novo para aplaudir, impossível. De longe, lá do alto na minha estrela de Capella saudarei os novos Badenianos cujos resultados nasceram em berço esplêndido como no nosso hino Nacional. Parabéns EB! – Eita! Seria eu mesmo que escrevi isso?