segunda-feira, 6 de maio de 2019

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Curso Técnico Avançado de Orgulho de ser Escoteiro.




Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Curso Técnico Avançado de Orgulho de ser Escoteiro.

Prólogo: - “Seu” Osvaldo, o que está havendo com os escoteiros? Antes tinham garbo, andavam bem uniformizados... Estou abismado com a falta de apresentação. “Seu” Osvaldo, este é o novo escotismo de nossa época? – Um vizinho meu que sabe que sou escoteiro. Responder para ele o que?

- Ban! Ora direis, o que vais esperar das respostas dos que dizem ser Escoteiro de Coração? O mesmo de sempre. Mas meu curso técnico Avançado de Orgulho de ser escoteiro é somente uma metáfora, nada mais que isto. Francamente eu sei que não tenho autoridade para dirigir um, irão dizer os Politicamente Corretos. Mas que estamos precisando estamos. Ultimamente estamos vendo certas atitudes, comportamento, conduta que para aqueles que viveram o escotismo de Baden-Powell e para muitos que ainda vivem se sentem envergonhados. Espírito Escoteiro equivale a Orgulho Escoteiro? Muitos que estão lendo esta crônica têm sua própria opinião. Eu tenho a minha e respeito aos demais. Jactam-se alguns que o Escotismo hoje é outro. Tem aquele debochado que se satisfaz em desfazer do orgulho de um passado que vivemos e temos grandes recordações. Desfaz do uniforme, do chapelão, das atividades aventureiras... Não ligo. São pessoas que para mim não tem nada a oferecer e nem exemplos a dar.

- Na linha da imaginação, que bom seria “pegar” estes protótipos de lideres, que não viveram o escotismo e hoje se julgam os melhores para dar ao escotismo que ele pensa um novo patamar na sociedade. Enfiar todos eles em uma Patrulha, numa selva inóspita, ficar lá vários dias ensinando o que não aprenderam e quem sabe saírem de lá com um pouco de dignidade, apresentação e respeito com o Escotismo de Baden-Powell. São ideias minhas de muitos que se orgulham do seu passado escoteiro. Se alguns se acham “Doutores” Rabinos sabichões da Doutrina Badeniana, fico envergonhado com esta sandice, insensatez e se portam como pedantes a mudar no que acreditam sem consultar a plebe.

- Quem sabe um Curso nos moldes de Gilwell Park, vivendo em uma Patrulha, sendo inspecionado e ouvindo um Chefe com vivência dizer: - Escoteiro Dirigente, no Aurélio farda é um tipo de roupa que, possuindo “determinado padrão” é utilizado por militares, estudantes e “Escoteiros” e muitas outras associações. Não importa se usam traje, uniforme, beca, vestimenta e fardamento. Todos eles se orgulham de sua farda. Seria interessante explicar o que disse Baden-Powell: – “O uniforme indica que pertenceis a uma grande fraternidade espalhada pelo mundo inteiro. Faz-se ideia elevada de um rapaz que usa este uniforme, sabe-se que não é um rapaz qualquer, mas limpo, inteligente, ativo, em quem se pode confiar que cumprirá da melhor vontade as ordens recebidas e será prestável aos outros. Posso dizer que eu próprio ando sempre de calções, de verão e de inverno, e nunca apanho constipações. A ser essa a razão, também se podia apanhar um resfriamento por andar com a cara e as mãos a descoberto”.

- Interessante... Orgulho de ser escoteiro faz parte o uniforme? Repetindo BP - O aprumo no uso do uniforme e a correção nos pormenores pode parecer coisa sem importância, mas tem o seu valor na formação do sentimento da dignidade e contribui muitíssimo para a reputação do Escotismo entre os estranhos, que julgam pelo que veem. E lá vou eu dando exemplo apesar do ar de enfado de muitos dirigentes: - Criaram um vestuário porque diziam que o traje estava sendo desmoralizado. Muitos usavam a sua escolha. Mas e hoje? Muitos ainda usam calças de outras cores, alguns até jeans, e tem aquela Chefe que usou um jeans rasgado como se fosse moderno usar tal coisa no escotismo. Orgulho? Dignidade na apresentação? E um que se acha chefe de saia com lenço e chinelo de dedo dirigindo um jogo em uma atividade regional? E todos orgulhosamente tiram fotos para mostrar o que realmente são.

- Costumo dizer que quem faz a apresentação, o garbo, o espírito escoteiro é o Chefe com seu exemplo. Estamos vivendo hoje uma nova era que os simplórios da nossa direção ou não, repetem aos quatro ventos ser moderna. Deprimem a apresentação que éramos reconhecidos e hoje aquele orgulho sumiu na rua da saudade. Surgiram outras associações porque não tivemos dirigentes a altura para demonstrar pelo menos que temos espirito escoteiro. Tem tipos diversos se candidatando e sendo eleito muitos com a empáfia de disciplina, ou melhor a sua disciplina e gostam de alardear o velho ditado: - Para os amigos tudo... Para os inimigos a lei! – Mas os saltimbancos que se intitulam escoteiros estão aí aos milhares para contradizerem que onde não há orgulho em ser escoteiro não existe também o “Espírito Escoteiro”.

- Curso? Seria possível? Agora é curso institucional e o escambal. A lei, o espirito aventureiro, a técnica, o aprender fazendo se ensina em uma sala, todos sentados ouvindo um “sabichão” que se diz Chefe escrevendo em um quadro negro. Ele tem culpa? Ensinaram a ele o verdadeiro caminho para o sucesso? Pergunte a estes bufões, farsantes que se dizem chefes se leram pelo menos os três livros principais de BP e entenderam o que ele queria dizer. Ah! Espírito Escoteiro. Estão matando nas raízes a metodologia do nosso fundador. Seria a hora de perguntar, se o que BP escreveu há mais de cem anos atrás, e se querem mudar não seria melhor criar outro nome? Afinal Escoteiro palavra que se apossou a UEB não condiz com o que fazem e mostram agora nas hostes de suas andanças dizendo praticar escotismo.

- Desculpem minha revolta. Podem me chamar do que quiserem. Sei que temos muitos que tem no coração o orgulho de ser escoteiro. Sei de milhares que são exemplos para seus jovens não só na sede, mas na sua vida pessoal. Estes que achincalham o movimento, jogam no lixão nosso marketing, praticamente escondido entre quatro paredes ou muros e me faz lembrar BP, “eles ainda não viram que tem estrelas no céu”. Gostaria de dizer ao meu vizinho que ele está enganado, que o escotismo é lindo, que a sociedade aprova e aplaude, que estamos formando novos homens e mulheres para um futuro de orgulho e de honra em ser escoteiro.

- Será que meu vizinho me dará credito? Se na minha rua só tem eu como escoteiro onde estão os demais? Coloque seu lenço no dia do escoteiro! É melhor. Pois se vestir seu vestuário ou uniforme poderá em vez de fazer marketing envergonhar toda a nossa fraternidade mundial. O mundo escoteiro mudou... Um lenço pendurado agora é mais que tudo, podem chamá-lo escoteiro. Se ele tem ou não o verdadeiro espírito escoteiro não posso dizer. Eita que hoje eu peço desculpas aos meus amigos de plantão. Não quero ser o melhor, o dono da verdade, mas tem hora que volto no meu passado e quase sinto vergonha em ser um escoteiro!