segunda-feira, 6 de abril de 2020

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. Os tempos são outros... Será?




Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Os tempos são outros... Será?

... – Hoje pensei em deixar meus contos minhas crônicas guardadas no meu baú do esquecimento. Às vezes me sinto motivado outras não. Meu estilo já é conhecido, um velho que escreve do seu tempo sabendo que nos dias atuais é impossível copiar. Tantas coisas para passar adiante e poucos se interessam em ler e comentar. E ainda tenho que engolir sapos, de gente nova, na fralda escoteira que nem mesmo tem aquele cavalheirismo tão esperado de um Chefe Escoteiro para responder. São tantos fazendo escotismo que penso com meus botões se eles estão certos e eu errado. Vem um dizer que se Robert Baden-Powell estivesse vivo, estaria seguindo as novas idéias do Escotismo Moderno. Arre! Arrepio-me quando vejo alguém dizer tal tolice e despropósito que como um velho educado que pareço ser prefiro deixar passar sem resposta.

Engasgo ao ler um adendo de alguém que vem me dizer: - Chefe! (era uma Chefe de Lobinhos). Os tempos são outros. Tudo nesse mundo evolui. - É mesmo? Como sempre corro em sua página, já que não nos conhecemos posso ver suas fotos o que escreve para fazer meu julgamento e quem sabe entender se tem o Espírito Escoteiro. Nada vejo uma pena. Tenho que aceitar as mudanças e até nem discordo que o Escotismo não pode ser feito como antigamente. E ela rebate: - São tempos novos Chefe! A época do Brucutu já passou! Deixe as diligencias nos museus onde o escotismo do passado foi enterrado! Depois dessa não vi nela nada que pudesse alimentar meu sonho escoteiro que é fazer a felicidade dos outros. Ela não pretendia me fazer feliz. Mostrando seu caráter atacou de um modo que nunca esperava de um aprendiz de escoteiro, ou melhor, de Chefe de lobos.

Leio a contra gosto um artigo de um Chefe que acredito ser da velha terrinha, bem escrito, sobre a falência da importância da Insígnia de Madeira. Ele comenta das mudanças e que hoje diferente do passado qualquer um mais dedicado pode chegar lá. Sem sombra de dúvida concordo em gênero numero e grau. Afinal ele está coberto de razão. Quantos artigos já escrevi sobre esse tema? E me pergunto? Resolveu? Sempre tem um ou outro para defender tal modernismo. Outro dia vi uma foto de três que se dizem Chefes, um deles de short sem camisa e sandália, com seu lenço de Insígnia de Madeira colocado n pescoço. Prefiro não comentar. Dá-me asco, repulsa e desgosto de ver tais exemplos. Ele deve ser conhecido em suas lides escoteiras. Mas não é só ele. Já vi fotos de formadores mal uniformizados, que deveriam ser a nata exemplar do garbo escoteiro com o novo vestuário, em uma atividade discutindo sobre a formação de adultos. Eu eim?

Ando meio injuriado com os defensores do escotismo moderno que não se tocaram que somos atualmente um movimento desconhecido pelas autoridades educacionais e até mesmo no seio da sociedade brasileira como um todo. Isto sem esquecer-se dos órgãos de imprensa que desconhecem completamente o que é o que pode fazer o escotismo para a juventude. Muitos dos novos intelectuais Escoteiros repisam minhas palavras ao dizer que no seu habitat são reconhecidos como uma forma de educação extra-escolar. “Putz Grila!” será? Vamos lá, não sou tão ignorante em ver que nos dias atuais dificilmente faríamos o escotismo como no passado. Temos que evoluir. Evoluir? Sim batem palmas a nata escoteira. Crescer, progredir, mas a que preço? Onde estão os ditos Presidentes, Diretores, APFs que não podem dar e ensinar um pouco de respeito pela apresentação escoteira? Isto é moderno? Valha-me Deus.

Às vezes esqueço que sou um velho soldado escoteiro rabugento, cheio de manias querendo que tudo fosse como vivi e aprendi. Opa esqueci-me do lenço. No passado um símbolo do maior respeito. Promessa feita, o Chefe do Grupo (hoje mudaram para Presidente ou Diretor) orgulhosamente o colocava e dizia: Escoteiro, com este lenço você agora representa o Grupo Escoteiro em todo lugar aonde for. Honre seu lenço. Você só o recebia quando da promessa e só o colocava bem uniformizado. Agora não. Quer se mostrar escoteiro? Ponha o lenço em qualquer pessoa, escoteiro ou não, com promessa ou não, de roupa, sem roupa (pelado vale?). Fizeram dele uma metáfora do que nunca foi. Arre! Tremo só de ver e pensar! Mas lá vem um danado de um sabe tudo das coisas modernas retrucando: - Chefe se manca! São os novos tempos! Pelas barbas do profeta!

E a promessa? Promessa? Coração batendo, esperando chegar o grande dia. O dia dele, o jovem. O Chefe dizia: - Escoteiro sua promessa é para sempre! Está preparado? Vibrar em frente à bandeira do Brasil, com o Monitor apoiando com a mão no ombro e o Chefe o encarando: - Conheces a lei? Estás disposto a cumpri-la? E a com a voz tremida dizia a lei de cor e salteado sem repetir como papagaio. E quando chegava a hora, tremendo dizia: - Prometo pela minha honra! Fazer o melhor possível, para... E o Chefe completava: Escoteiro hoje tudo vai mudar em sua vida. - Agora se faz a promessa por atacado. Grupos novos os pais quem sabe autoridades estão ali assistindo, o Chefe posudo gritando: - Levantem a mão direita, meia saudação e repitam comigo: Prometo... ! - Mas é melhor me calar. Sempre tem os eruditos versados na nova pedagogia a me contradizer. Vontade de mandá-lo catar coquinho na mata do tenente, onde existia muitas sumaúmas cheias de espinhos que pareciam pés de coqueiro.

Peço desculpas. Como sempre me reverenciando aos novos pensadores escoteiros. Afinal não sou tão egoísta a ponto de desejar o mal ou o erro de alguém. Se pensarem que estou desistindo é engano. Continuarei com minhas postagem queira elas servir para ajudar queira não.  Não estou na ativa, mal consigo caminhar alguns passos, mas sou da velha guarda e não me calo, não mais fico “abestado” a aceitar com ressalvas. Na minha consciência meu velho e gostoso escotismo não vai mudar. Lenço? Promessa? Lei? Respeito? Uniforme? Exemplo? Eles como dizem alguns amigos, são meu rumo, meu itinerário até quando partir desta para melhor. Dificilmente a Corte Escoteira aqui e em alguns países irão aceitar que as mudanças são válidas, mas que devemos manter nossas tradições ou mesmo programas que deram resultados. Sei que mesmo querendo voltar a ativa não serei aceito. Cuidado dizem! Ele pode trazer ideias ultrapassadas, tentando mudar a nova concepção do novo escotismo e prejudicar o que pretendemos dar a sociedade brasileira em termo de Escotismo Moderno! Ah! Velhos e gostosos tempos de uniforme bem postado bandeiras ao vento para o acampamento nas terras do meu Brasil!