quinta-feira, 23 de abril de 2020

“Minha homenagem a todos os Escoteiros do Brasil e do mundo”




“Minha homenagem a todos os Escoteiros do Brasil e do mundo”

Hoje, é o meu, o seu o nosso DIA. DIA DO ESCOTEIRO. No dia 23 de abril, comemora-se o Dia do Escoteiro em boa parte do mundo. A data foi escolhida pelo fundador do Movimento Escoteiro, Robert Baden-Powell, por ser o mesmo dia em que se celebra o Dia de São Jorgepatrono do Escotismo - na época, em 1910, era comum que se escolhessem santos como patronos. Para homenagear a todos os meus irmãos de todo o Mundo, dedico este poema:

São Escoteiros.

- Já viste por acaso, a luz das madrugadas,
Uns veleiros azuis singrando mar afora,
Ou em marcha, a cantar patriótica toada,
Um grupo que na serra alcantilada
Em plena mata acampa e uma bandeira arvora?

Desta flotilha azul quem são os marinheiros,
Que se animam a escalar as serranias e alturas?
Contemplais que vereis, são jovens Escoteiros,
Entusiastas, joviais briosos brasileiros,
“Que lá vão brincar ao léu de uma aventura”

E se você meu amigo, assim pensais,
Trazei vosso concurso a nobre instituição,
E um dia quando ouvirdes Rataplã lá fora,
Também direis, “eu sou Escoteiro agora”
Dos Jovens do Brasil tereis a gratidão.

Autor desconhecido.

ESCOTISMO ESCOLA DE HERÓIS!