Uma homenagem aos Escoteiros do Ar.
Hoje é o dia do Escoteiro do Ar.
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No dia 28 de abril de 1938, é oficializado o primeiro Grupo Escoteiro da
Modalidade do ar, o Grupo Escoteiro do Ar Tenente Ricardo Kirk, tendo como
responsáveis o Major Aviador Godofredo Vidal, o Tenente Coronel Aviador Vasco
Alves Secco e o Primeiro Sargento Telegrafista Jaime Janeiro Rodrigues. Tem
muitas coisas para contar...
- Eu
não sabia. Fiquei feliz em saber. Nunca fui do ar, só bem mais tarde na minha
vida escoteira fui conhecer as novas modalidades, ou melhor, as antigas
modalidades do Ar e do Mar. tinha medo de avião e quando voei pela primeira vez
procurei o chão e não encontrei. Rs. Esta modalidade tem meu respeito. Demonstra
o garbo e a apresentação um exemplo a dar para todos. Tenho muitos amigos
Escoteiros do Ar. Um deles é Francisco Rinaldi que é um dos poucos a me fazer
contato, visitar e se preocupar com o Velho Chefe Escoteiro Básico, aquele da
barraca, do chapéu, do meião, da calça curta e do Uniforme Caqui. Além de ser
um incansável leitor e sempre comentando nas minhas postagens nas redes
sociais. Sinto-me honrado em tê-lo como amigo. São poucos os que hoje me
visitam e telefonam para saber como estou. Meus amigos chegados já partiram e
ele supre a falta com dignidade. Os donos do Poder escoteiro em São Paulo resolveram
colocá-lo no limbo. Gente mesquinha que não merece ser chamado escoteiro. Ele
não desiste, insiste... Coisas de homens de valor que tem o Espírito Escoteiro voltado
para servir. Para ele eu tiro o chapéu e dou meu Anrê, meu Bravôo e meu Sempre
Alerta com orgulho de ter a honra de tê-lo como amigo.
A
História do Escotismo do Ar.
(O
Perfil de um dos irmãos de Baden-Powell que era um incansável apoiador e
pioneiro da Aviação Militar e da Royal Geographical Societ).
- Em uma
semelhança com o Escotismo do Mar, a história do Escotismo do Ar começa com o
perfil de um dos irmãos de Robert Smyth Baden-Powell. É razoável supor que o
Chefe Escoteiro Mundial buscasse entre aqueles que o rodeavam, especialmente os
mais próximos, para auxiliá-lo a tornar o Escotismo uma realidade. Warington
Baden-Powell, irmão mais velho de Baden-Powell e que com suas competências e
habilidades foram bem aproveitadas no Escotismo do Mar sendo que sua influência
foi fundamental e profunda. O mesmo também podemos relatar com referência ao
irmão mais moço de BP, o qual se chamava Baden Fletcher Smyth Baden-Powell
(1860-1937).
Baden
Baden-Powell foi um pioneiro da Aviação Militar na Grã-Bretanha e Presidente da
Royal Aeronautical Society e membro da Royal Geographical Society. Ele foi um
dos primeiros a preconizar o uso da aviação em um contexto militar. Também
construiu os seus próprios balões e aviões contando sempre com a colaboração de
sua irmã Agnes. Baden Baden-Powell foi que desenvolveu as primeiras atividades
aéreas no Escotismo, em forma de pipas, sendo que algumas eram semelhantes a
modelos de avião. Ele é considerado o fundador e criador do Escotismo do Ar.
Não era mero expectador do pioneirismo da aviação, ele estava sempre na
vanguarda do balonismo, das pipas e das aeronaves nos primeiros dias dos voos
tripulados.
O Início
Em 1880,
o Major Baden Baden-Powell presenciou pela primeira vez a ascensão de um balão,
ficando maravilhado com o feito. Fazendo questão de conhecer alguns dos
balonistas e logo a seguir, entro para a Sociedade Aeronáutica. Em 1882, ele
foi incorporado na Guarda Escocesa, porém sua paixão pelas coisas aeronáuticas
era inabalável. E, com a idade de 23 anos, foi convidado a proferir uma
palestra na Royal United Services Institution, sobre “Balonismo”, a qual acabou
se tornando profética. Disse ele: “Parece surpreendente que um corpo de
aeronautas não formem uma seção regular dos exércitos regulares do mundo
civilizado”. Baden Baden-Powell aproveitava toda e qualquer oportunidade de se
fazer presente em qualquer evento que possuísse potencial para voar. Também
visitou as obras do Zepelim na Alemanha, assim como se fez presente em muitas ascensões
dos grandes pioneiros do balonismo pela Europa e nos Estados Unidos da América.
Também
desenvolveu, construiu e testou o seu próprio projeto para o homem de
levantamento de pipas. No Pirbright Camp, em 1894, Baden Baden-Powell construiu
uma enorme pipa com 36 metros de altura, a qual levantou voo do chão. Meses
depois, construiu cinco pipas com 12 metros de altura, que ao serem levantadas
se elevaram do solo a uma altura de 100 pés. Em 1886, Baden Baden-Powell foi
eleito para ser membro da Sociedade Aeronáutica, na qual foi presidente por
aproximadamente 50 anos, reerguendo-a. Porém, na mesma época, paralelamente
desenvolvia suas atividades e exercias as suas funções no Exército Inglês,
levando a viajar por muitos países, ainda mais do que seus ilustres irmãos mais
velhos.
Numa
incrível coincidência, Baden Baden-Powell participou da libertação do Cerco de
Mafeking, quando fazia parte das tropas de socorro. Em 17 de maio de 1900,
Baden Baden-Powell, supostamente acordou seu irmão Robert S. Baden-Powell de
seu sono para lhe comunicar de que Mafeking havia sido libertada.
Em 1901, Marconi valeu-se de uma das várias pipas confeccionadas por Baden
Baden- Powell, a qual levava o nome de “Levitor”, para levantar o “Ariel” ate
uma altura compatível que lhe permitisse realizar a primeira transmissão
eletrônica sem fio para a América. Este aparelho, completo, juntamente com a
“Levitor”, foi utilizado nos últimos estágios da Guerra contra os Bôeres na
África do Sul.
Alguns
Kits de pipas elaboradas por Baden Baden-Powell também foram utilizadas em
transmissões de correio eletrônico a partir do “Destroier Ousar” para outros
navios.
Em 1902,
quando de seu retorno da África do Sul, Baden Baden-Powell tornou-se Presidente
da Aeronautical Society, a qual prosperou e em 1918 passou a chamar-se “Royal
Aeronautical Society”, contando em 2011 com aproximadamente 17.000 associados e
estando presente em 100 países. Em 1908, Baden Baden-Powell que era um
entusiasta pelos assuntos aeronáuticos, incluindo-se ai os voos motorizados,
viajou para a França a fim de se avistar com os Irmãos Wrigth. Baden
Baden-Powell desenvolveu seus próprios planos para um avião militar, tentou
vender para o Ministério da Guerra da Grã-Bretanha, não obtendo sucesso.
No Show
Aéreo de 1909, em Olympia na Grã-Bretanha, Baden Baden-Powell apresentou e
demonstrou com sucesso a sua embarcação aérea semi-rígida. Ele também era
piloto de planador e, em 1910, projetou, pilotou e voou seu próprio monoplano
leve de autopropulsão denominado “O MIDGE”. Foi eleito em 1919 como Membro
Honorário da Real Sociedade, cargo que manteve até 1937, quando faleceu.