quarta-feira, 8 de abril de 2020

Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro. A Promessa Escoteira segundo Baden Powell.




Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
A Promessa Escoteira segundo Baden Powell.

... – Quem um dia neste belo Movimento Escoteiro promessou? Quem teve esse privilegio e disse em voz alta ou repetiu aquela velha cantilena de “Eu prometo... Fazer o melhor possível”. Saudades que irão marcar o coração para sempre. - A promessa é para sempre dizia o meu velho Chefe. – Você pode sair esquecer, morrer e ir para o céu, mas a Promessa Escoteira estará sempre com você. Já vi tantos promessando e tantos que um dia deram adeus e até hoje recordam com saudades dos velhos tempos da promessa nunca esquecida. Clarice Lispector declamava cheia de vida: - Quanto vejo retratos, quando sinto cheiros, quando escuto uma voz, quando me lembro do passado, eu sinto saudades... Sinto saudades de amigos que nunca mais vi, de pessoas com quem não mais falei ou cruzei... Sinto saudades da minha infância, do meu primeiro amor, e daqueles que ainda vou ter se Deus quiser... Ela se escoteira poderia completar... Saudades dos meus tempos escoteiros, da minha promessa e de tudo que vivi e amei!

Um dia que nunca esqueci me assustei ao ouvir Tibúrcio, um simples barbeiro de nossa cidade e que poucos se importavam com o que ele pensava. Ao adentrar em sua barbearia antes da reunião nem lembro porque, me vendo uniformizado me olhou sorrindo e disse que um dia também foi escoteiro e fez sua promessa. Como? Pensei. Um simples barbeiro que nunca se apresentou para nós? Ele com seu olhar simples de matuto mineiro me perguntou: - Vado prometer significa o que? Não sabia responder. Ele me deixando aturdido respondeu. – Porque precisamos ter credibilidade. Prometeu cumpriu. Quando dizemos vamos fazer vamos fazer. Palavra Vado é compromisso. E completou, nunca prometa o que não vai cumprir! E eu inocentemente disse a ele que havia no meio disso tudo a palavra “Fazer o Melhor Possível”. Ele na sua calma respondeu: - Fazer o melhor possível pode ser um desafio e tanto, pois se trata de um compromisso em alcançar o que se pode, passo a passo, como um alpinista que galga metros preciosos escalando uma montanha. A responsabilidade pelo fracasso é seu, o mérito pelo sucesso também, pois você sabe o tempo todo que está lidando com algo que pode concretamente fazer ou alcançar.

Quando contei para a Patrulha a conversa com Tibúrcio, todos queriam saber mais, o que ele fez, se sabia nós, amarras, se construiu grandes pioneiras e se aprendeu a cozinhar nos acampamentos. Seriam perguntas e mais perguntas. Hoje me lembrei dele e de Baden-Powell o que ele disse sobre a promessa. Eu sei que ninguém esquece sua promessa. Seja na sede, no campo, com bandeira ou sem bandeira e ate aqueles que fizeram uma promessa no fundo do mar. Mas o que tem de tanto importante nestas simples palavras que Baden-Powell deu para nós na mais perfeita organização de jovens criada por ele e dando tanto espaço de lembranças inesquecíveis? Quantos dizem pela minha honra, pela minha pátria, por meu Deus e emendamos para cumprir minha lei... Minha lei! Tão difícil de obedecer, tão difícil de entender... Alguns dizem que são artigos jogados ao vento, outros que ficam escondidos na parte mais importantes do coração. E tem os amam que guardam na mente na alma e repetem com amor nos dias mais alegres ou tristes de sua vida.  

Vejamos o que escreveu BP. - Em 1902 um menino me enviou uma carta simples. Falava sobre o significado de uma promessa para ele. Percebi que ele definia quem sabe melhor que nós e acredito que ele vai levar a sério aquela promessa. Ele escreveu: - Eu prometo a vocês com o meu coração, nunca tocar em bebida forte ou fumaça. Vou ser um soldado valente e assim vocês irão me tratar carinhosamente. Ele continuava em sua carta que não iria infligir à promessa, pois um Scout a considera um ato solene. Dizia ainda que é fácil manter um juramento quando se acredita nele. Comentou uma parte da promessa que já tínhamos publicado – Fazer o seu dever para com Deus e para o Rei. (ele dizia que esta promessa não era somente para ser fiel, pois devemos ter um estado de espirito para acreditar nela). E completou: - Precisamos fazer algo de bom para alguém todos os dias. E finalmente – Obedecer a Lei Escoteira.

Essas palavras deixadas por Baden-Powell dizem muito. Hoje temos uma promessa pronta que todos os jovens e adultos conhecem muito bem. Mas eu me pergunto – Tem validade? Levamos a sério? Nosso numero de participantes no Escotismo nas mais diversas associações, sem falar nos órgãos superiores, a gente sente a falta de compreensão e respeito que se espera de um membro do movimento Escoteiro para seu próximo. A debandada nestes casos acontecem, mas poucos sabem. A lei e a Promessa tem grande significado para muitos, mas outros não a levam muito a sério. O que adianta citar as vantagens do escotismo e outros tanto exaltando a Lei e a Promessa? Será que ela está incrustada em nossos corações? Será que acreditamos que os demais membros do escotismo são nossos irmãos? Sei que sim para alguns, mas para outros não. Este menino que escreveu para Baden-Powell acredito tinha não só o espírito Escoteiro, mas acreditava que o Escoteiro é puro nos seus pensamentos nas suas palavras e ações.

- A Promessa Escoteira segundo Baden-Powell não tem muito que discutir: - “Prometo pela minha honra que farei o meu melhor possível, para cumprir com meus deveres para com Deus e minha pátria ajudar o próximo em todas as ocasiões e obedecer a Lei Escoteira”.