HOTEL ESCOTEIRO

HOTEL ESCOTEIRO
cada foto tem uma história

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Você Sabia? – Frases interessantes.


Conversa ao pé do fogo.
Você Sabia? – Frases interessantes.

- Que Baden Powell no livro Escotismo para Rapazes definia o Escotismo como um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, “sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina e que estas definições aos poucos vão sendo alteradas pela UEB?

- Que se alguém encher o teu saco, você precisa usar 42 músculos da face para franzir a testa. Mas, só precisa de quatro músculos para esticar o braço e dar um soco na cabeça desse chato! (hahahahaha... sem violência).

- Que a programação dos distritos região e Nacional quase não deixam datas para o programa do grupo, e das seções? - Que mais de 30.000 voluntários, entraram no movimento escoteiro nos últimos 30 anos, fizeram diversos cursos e hoje muitos não mais participam? 

- Que cigarro, charutos e cachimbos causam mais mortes prematuras do que a soma das mortes provocadas por AIDS, cocaína, heroína, álcool, acidentes de trânsito, incêndios e suicídios. Um terço das mortes por câncer é ocasionado pelo uso de cigarros?

- Que o número de escotistas portadores da Insígnia da Madeira no Brasil é insignificante e que uma boa parte que consegue a distinção quase não participa de sessões de lobos ou escoteiros? Que a evasão no movimento escoteiro no Brasil é uma das maiores do mundo? - Que um bom número de tropas escoteiras no Brasil, fazem poucos acampamentos, muitas vezes juntos a todos os participantes do Grupo e que o método de Gilwell é desconhecido pela maioria?

 Que a Bíblia é o livro mais roubado de livrarias? – Que o deserto do Saara é o maior do mundo com 9.065.000 Km quadrados? - Que é impossível lamber o seu próprio cotovelo? Que a população da terra desde seus primórdios já teve aproximadamente 106.716.367.669 habitantes? Que se arredondarmos este numero seria mais de 107 bilhões de pessoas?

- Que hoje em dia a alegria dos jovens é participar de um evento programado pelos órgãos nacionais e regionais e que os escotistas e escoteiros vibram com tais atividades, mesmo pagando um preço que para muitos é impossível? – Que a arte de fazer fazendo, o sistema de patrulhas estão sendo aos poucos desconhecidos? Que em uma atividade Nacional ou Regional tudo já está preparado pela direção do evento, cabendo aos participantes só armarem suas barracas comer dormir confraternizar e brincar?


- Você sabia que... O escaravelho (besouro) é um dos símbolos mais poderosos do Egito? Que as águas do Mar Morto são cerca de dez vezes mais salgadas que as dos oceanos?

Que sapo come cobra? Que mais de 50% das pessoas, no mundo inteiro, nunca fizeram nem receberam  chamadas telefônicas?


- Que mais de 15% dos participantes do movimento não são registrados anualmente na UEB? Que a maioria dos que se inscrevem nos Jamborees Nacionais ou Internacionais são chefes? Que muitos grupos se ressentem com as taxas anuais individuais da UEB e mesmo se considerando não tão altas muitos não podem pagar?

- Que ao longo de uma vida, em média, cada pessoa engole durante o sono cerca de 70 insetos e 10 aranhas? Que o isqueiro foi inventado antes do fósforo?

- Que as taxas de atividades nacionais e regionais para jovens fazem com que muitos que sonham em participar desistir? Que o Manual do Registro da UEB tem 14 paginas e tive que ler várias vazes para entender como fazer o registro? (sou mesmo um velhote meio burrinho. Risos).

- Que muitos membros escoteiros em áreas carentes mesmo com a redação e resolução numero 8/2009, artigo 15 que trata da isenção do pagamento da Contribuição Anual do Associado da UEB com renda pequena e família incluída em programas assistências do Governo Federal não providenciam o registro pelas dificuldades das exigências burocráticas?

 - Que se espirrar com muita força pode partir uma costela? Que um estudo, que abrangeu cerca 200 mil avestruzes durante mais de 80 anos, não registrou um único caso em que uma avestruz fosse vista a enfiar a cabeça na areia?

- Que muitos escotistas desconhecem as resoluções, relatórios e muitos fatos interessantes da UEB porque não possuem computador ou mesmo um celular para entrar no Site da UEB? Que as exigências para a conquista do Liz de Ouro estão muito fácil comparadas com as do passado? Que as exigências para Escoteiro da Pátria estão ao alcance dos seniores bastando para isto uma boa colaboração do Chefe da Seção?

- Você sabia que na Primavera os papagaios gritam para atrair as fêmeas? Que um crocodilo não coloca a língua para fora da boca? Você sabia que cerca de 12 milhões de animais são ilegalmente retirados anualmente das matas brasileiras e vendidos em diversas cidades do país, representando um faturamento de mais de dois bilhões de dólares por ano?

- Que praticamente não existe exigência de técnica mateira, conhecimentos de vida ao ar livre e muitas outras que antes eram exigidas tanto no Liz de Ouro como no Escoteiro da Pátria? Que as Especialidades estão distribuídas em cinco Ramos de Conhecimentos, a saber: Ciência e Tecnologia, Cultura, Desportos, Serviços e Habilidades Escoteiras e deixa para traz muitas outras do passado?

- Que o Brasil é o país mais rico em água doce do planeta? Nada menos que 13,7 % de toda água do mundo está aqui? Puxa! Vou parar e beber um bom copo de água gelada!


- Que hoje se eu fosse um Chefe Escoteiro não saberia o que fazer nesta parafernália burocrática exigida pela UEB para um simples passeio em uma trilha qualquer da minha cidade?