HOTEL ESCOTEIRO

HOTEL ESCOTEIRO
cada foto tem uma história

terça-feira, 13 de junho de 2017

Sugestões para atividades escoteiras.


Conversa ao pé do fogo.
Sugestões para atividades escoteiras.

                 - Um jovem que procura uma tropa escoteira quer começar imediatamente. Ele ouviu falar de aventuras ao ar livre e sonha em estar junto no primeiro acampamento. Ele sabe que o acampamento está cheio de aventuras. Não adianta levar os jovens para o campo e não dar liberdade para que eles façam sua própria aventura. Uma pesquisa feita pela BSA mostra que você tem uma chance em 300% maior se manter o escoteiro em um programa que ele abraça com alegria. O Acampamento ou as atividades ao ar livre no primeiro ano feito como ele pensou é um caminho para que ele permaneça no escotismo por muitos anos.

          Baden-Powell já dizia que uma semana de vida no campo vale seis meses de ensino teórico na sala de reuniões ou no pátio da sede.

           Aprender fazendo é uma característica do programa escoteiro. Reuniões de tropa na sede oferecem informações e conhecimentos utilizados em aventuras ao ar livre. Um Chefe Escoteiro pode descrever e demonstrar uma habilidade do Escotismo em uma reunião, mas a forma como os Escoteiros realmente aprendem habilidades ao ar livre é fazê-lo sozinho. O campo oferece uma semana de vida no programa escoteiro a cada dia acampamento. Repetindo B.P “o ar livre é o objetivo real do escotismo e a chave para o seu sucesso”.

Repetindo novamente Baden-Powell: - Onde um adulto vê uma poça suja, um tronco apodrecido ou uma caixa de papelão velha, uma criança vê uma aventura. Assim um Chefe Escoteiro pode e deve vê-lo também. Os chefes escoteiros devem cultivar a criatividade, brincadeiras e sensação da maravilha no mundo que nos rodeia e com os escoteiros a melhor maneira de fazer isto é no campo!

                 Afinal repetindo as palavras de um Velho Chefe Escoteiro: - Estamos perdendo muitos jovens no escotismo pela falta de oportunidade em deixá-los crescer fazendo realmente um programa onde eles são os próprios responsáveis para desenvolvê-lo. A sede é uma preparação para o campo, e para isto os monitores são partes importantes para adestrar seus jovens e não o Chefe escoteiro. Ele sim adestra seus monitores.

- E finalizando: - “Lembre-se que uma semana de vida no campo vale seis meses de ensino teórico na sala de reuniões” e não esqueça: - ”O ar livre é o objetivo real do escotismo e a chave do seu sucesso”!


E ponto final!