quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Pérolas dos livros de Baden-Powell.


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Perolas dos Livros de Baden-Powell.

                      Nos cursos escoteiros que tive a honra de dirigir ou colaborar, sempre disse a todos os chefes voluntários que sem ler pelo menos duas vezes os Livros do Fundador (Caminho para o Sucesso, Escotismo para Rapazes e Guia do Chefe Escoteiro e o Guia do Lobinho) não poderiam ter uma ideia de como participar agir e fazer o Escotismo que ele idealizou. Sei que hoje tem centenas de livros, livretos, apostilas e etc. nas lojas escoteiras, mas se não tiverem lidos os principais ninguém em sã consciência mesmo sendo portador da Insígnia de Madeira pode dizer que está preparado para formar e adestrar lobos e escoteiros. Deixei anotado aqui algumas perolas retiradas de suas publicações. Anotei poucas delas. Seus versos e suas frases mostram como podemos praticar o escotismo do Fundador.

Pérolas do fundador:
- Um sorriso é a chave secreta que abre muitos corações. Nenhum homem pode ser chamado de educado, se não tem uma vontade, um desejo e uma habilidade treinada para fazer a sua parte no trabalho do mundo. - Nosso método de treinamento é o de educar a partir de dentro, em vez de instruir a partir do exterior, oferecendo jogos e atividades também atraentes para o rapaz. Educação moral, mental e física. - “Sem Chutar o IM sílaba da palavra impossível, ninguém terá a certeza de sucesso.”. - "O acampamento é de longe a melhor escola para dar aos jovens as qualidades de caráter.”. - “O teste da educação bem sucedida não é o que uma criança sabe, com base após exames escolares, mas o que ela estará fazendo dez anos depois”.

- Cada um terá que escolher por si próprio qual será o verdadeiro lema. O egoísmo é mais cómodo; o Serviço envolve sacrifício. Se um indivíduo não é capaz de se sacrificar, não tem direito de se chamar Homem. “Mas se se sacrifica para servir, exprimindo da melhor maneira possível o seu amor, pode estar certo de que a vida será para ele um bem muito real, cheia de Felicidade”.

- Levar-se muito a sério enquanto jovem é o primeiro passo para tornar-se um “PEDANTE”. - Um pouco de bom humor poderá tirá-lo deste perigo e também de muitas ocasiões desagradáveis. - Aquele que se elogia é geralmente aquele que necessita de ajuda; - Um cidadão equilibrado vale meia dúzia de extravagantes; - Muitos querem seus direitos, antes de os terem merecido.

“Quando tudo vai mal e parece inclinado, A tornar-se pior e mais turvo a seguir, Não dê coices, nem grite e não fique afobado; Apenas basta sorrir. - Quando alguém, a você, quer passar para trás e tomar mais que a parte que lhe competir, Seja firme, gentil e paciente rapaz: Apenas basta sorrir. Mas se um dia você ficar “cheio“ demais (certas vezes você ficará abafado) Não podendo sorrir, não se irrite jamais, a Apenas fique calado“. (Anotações do Livro Caminho para o Sucesso).

- Nos momentos difíceis, um sorriso nos 99% das dificuldades. Sede constantes. – Muitos fracassam por falta de vontade, paciência e perseverança. Não me distingui em nada, mas provei muitas coisas que me permitiram gostar das alegrias que o mundo oferece.

- A amizade é como um boomerang; tu dás a tua amizade a um dos teus companheiros, e depois a outro e a outro ainda, e eles retribuem-te com a sua amizade. Assim, a tua amizade e boa vontade iniciais vão-te fortalecendo à medida que vão sendo transmitidas aos outros, e acabam por regressar a ti, em retribuição, tal como o boomerang regressa à mão de quem o lança. Se não tiveres medo das pessoas que encontras nem sentires antipatia por elas, também elas, da mesma maneira, não te recearão nem desconfiarão de ti e terão tendência para gostar de ti e ser tuas amigas.

- Aprender fazendo. - Todo o escoteiro tem de começar como Pata-Tenra e cometer alguns erros no princípio. Como disse Napoleão, “Um homem que nunca fez erros nunca fez nada”. A criança quer estar a fazer coisas; por isso, encorajai-a a fazê-las na direção correta, e deixai-a fazê-las à sua maneira. Deixai-a cometer os seus erros; é por meio destes que ela ganha experiência. A prova do pudim só se faz quando o comemos. Não faça ele (o chefe) muito daquilo que compete aos próprios rapazes, e assegure-se de que eles o fazem. “Quando quiserdes que uma coisa se faça, não a façais vós” é a divisa apropriada.

- “É a vara que muitas vezes faz o covarde e o mentiroso”. - Buda disse “Só há uma maneira de expulsar o Ódio do Mundo, e essa maneira é incutir nele o Amor”. Temos diante de nós a oportunidade para, em vez do egoísmo e da hostilidade, inculcarmos paz e boa vontade no espírito das gerações vindouras.

- Baden-Powell era muito preocupado com o exemplo pessoal do chefe escoteiro, tanto que no Guia do Chefe Escoteiro repete por diversas vezes isto. Quando ele fala de religião ele diz que uma das maneiras de o Escotismo ajudar é pelo exemplo pessoal do Chefe Escoteiro, e ele enfatiza isto escrevendo que “Não há dúvida nenhuma que aos olhos de um jovem, o que interessa é o que a pessoa faz e não o que a pessoa diz”.

Curiosidades: - A primeira versão portuguesa do livro Caminho para o Sucesso foi publicada pela Associação dos Escoteiros de Portugal com o título "Manual do Escoteiro", encontrando-se esgotada há várias décadas. O Escotismo para Rapazes continua a ser um best-seller, estando traduzido para todas as principais línguas do planeta. O Escotismo para Rapazes passou para o domínio público em 2011, 70 anos após a morte do autor. Em 2008 foi comemorado o centenário deste livro.


A última mensagem de BP: - “Procurem deixar este mundo um pouco melhor do que o encontraram, e, quando chegar a hora de morrer, poderão morrer felizes sentindo que pelo menos não desperdiçaram o tempo e que procuraram fazer o melhor possível. Deste modo estejam sempre ‘Bem Preparados’ para viver felizes e para morrer felizes – mantenham-se sempre fiéis à sua Promessa Escoteira – mesmo quando já tenham deixado de ser rapazes – e que Deus ajude a todos a procederem assim.” - Robert Baden-Powell.

Nota de rodapé: -  Muitos chefes com quem convivi no passado foram unânimes em dizer que o Chefe que não leu os quatro principais livros de Baden-Powell (Escotismo para rapazes, Caminho para o Sucesso Guia do Chefe Escoteiro e o Guia do Lobinho) não está preparado para dirigir uma sessão escoteira seja ela qual for. Verdade ou não sempre aconselhei a todos os chefes nos cursos que participei dirigindo ou na equipe que tivessem estes livros em sua cabeceira. Escotismo é muito simples, aprender com BP e ouvir os rapazes. Mais que isto é complicar o que é muito fácil de realizar.