domingo, 26 de março de 2017

Fatos e tradições do Movimento Escoteiro.


Conversa ao pé do fogo.
Fatos e tradições do Movimento Escoteiro.

ORIGEM DAS BANDEIROLAS DE PATRULHAS.
As bandeirolas de patrulha surgiram no acampamento de  Brownseano ano de 1907, quando Baden-Powell colocou a prova suas idéias sobre o nascimento do movimento juvenil. No primeiro día do “acampamento piloto" organizado pelo fundador, se formaram quatro  patrulhas: TouroMaçarico, Corvo e Lobo. Estas patrulhas eram dirigidas por um jovem mais velho que recebio título de "guía" (monitor) e era o portador de um bastão com uma bandeira triangular de cor branca que tinha desenhado ecor verde o animal "tótem" dessa patrulha. 

O mesmo tinha sido desenhado  pelo próprio Baden-Powell e tinha também a inscrição "BA", simbolizando a primeira e última letra da palavra "Brownsea", nome da ilha onde estavacontecendo o acampamento.  Um ano mais tarde, quando escreveu "Scouting for Boys", BP regulamenta de forma geral esta tradição dizendo simplemente que "todo guía (monitor) de patrulha leva um bastão com uma pequena bandeirola com a silhueta do animal de sua patrulha em ambos os lados". 

Também se especifica nesta obra as cores das patrulhas, que até hoje se respeitam na maioria das associações escoteiras do mundoAs bandeirolas de patrulha fazem parte das tradições de patrulha que ajuda a formar o espírito de patrulha. O célebre Roland Phillips declarava que "o espírito de patrulha e uma disposição moral, uma atmósfera especial o ambiente natural de onde se desenvolvem os jovens, que se faz sentir-se parte essencial  de uma unidade completando-aSua presença se manifesta até nas palavras mais insignificantes e no atos e gestos de cada jovem. 

É necessário que cada escoteiro "sinta" que sua Patrulha deva ser a melhor e para isto deve fazer tudo que puder, para poder falar com orgulho "Eu pertenço a esta Patrulha"   O novo escoteiro deverá aprender a desenhar o emblema de sua Patrulha usando como uma assinatura. Estas são os meios para fazer germinar e arraigar profundamente o espírito de PatrulhaEm se tratando de escotismo os mínimos detalhes tem uma extraordinária importância porque contribuem para criar o ambiente. O essencial e que cada patrulha tenha uma característica própria e que escoteiro tenha consciência de que possui alguma característica  que os destinge dos demais.

UM CINTO ESCOTEIRO DA UEB NA LUA.
Um dos grandes momentos do Escotismo Mundial aconteceu com a primeira missão do homem na lua. Três astronautas, sendo eles todos escoteiros, realizaram a primeira Excursão Escoteira à Lua no histórico voo da Apolo 8Frank Borman foi escoteiro no Arizona, William Andres foi escoteiro na Califórnia e James Lowell atualmente atua como Escotista de uma Alcatéia de Lobinhos no Texas.

Na missão da APOLO 11, um fato importantíssimo aconteceu, Neil Armstrong, que ficou conhecido como o Escoteiro Astronauta da Apolo 11, foi o primeiro homem a pisar no satélite natural, a lua. Este fato tem para nós Brasileiros um significado todo especial. Pois, Neil Armstrong usou no seu espetacular voo à Lua o Cinto Escoteiro do Brasil, que recebeu de presente do escoteiro Carlos Laucevícius, por ocasião de sua visita em nosso pais. Os astronautas cumpriram importante tarefa como escoteiros para "construir um mundo melhor".

Quando Armstrong desceu na Lua milhares de escoteiros de todo o mundo tiveram um motivo especial para acompanhar o desenvolvimento de seu êxito, afirmou hoje o Departamento Mundial de Escotismo. É que Armstrong foi "Águia", o grau mais elevado dos escoteiros nos Estados Unidos. Por outro lado o Escritório Mundial do Escotismo informou que dos primeiros 57 astronautas que fizeram parte do programa espacial dos USA, 44 foram escoteiros.
Fonte: Texto publicado no Diário de Mogi em 13 de Julho de 1969 por Rodolpho P. J. Mehlmann.

As últimas décadas do século XIX viram nascer pensadores que muito contribuíram com teorias, pesquisas e metodologias educacionais em prática na atualidade, como Rudolf Steiner, Baden-Powell, Freinet, Maria Montessori, Dewey, Piaget e Vygotsky. Cada um com suas peculiaridades: Steiner e sua Pedagogia, Waldorf que ensina através de vivências e embasando-se no desenvolvimento e nas diferentes características das crianças e jovens. Uma pedagogia holística encarada do ponto de vista físico, anímico e espiritual. Baden-Powell propõe uma educação paralela à da escola, família e igreja, que se utiliza da natureza para a formação cidadã e acredita na identidade de idéias plantados nos jovens de todo o mundo como caminho para a ambicionada paz mundial.