HOTEL ESCOTEIRO

HOTEL ESCOTEIRO
cada foto tem uma história

sexta-feira, 17 de março de 2017

Técnicas de acampamento.


Conversa ao Pé do Fogo.
Técnicas de acampamento.

                  A arte de acampar. Existe? Li em algum lugar que se instalamos barracas e dormimos nelas, então estamos acampando. Simples não? Vejam outra descrição: Acampamento (do inglês, camping) é um local onde se estabelecem barracas ou tendas, geralmente com proximidade à natureza onde toda a infraestrutura é levada pelos campistas, tal prática é conhecida por campismo. Bem essa é mais abrangente. Mas ainda está longe do que chamamos Técnicas de Acampamento olhando é claro nossos objetivos escoteiros.

                 Não estou e nem pretendo ensinar as nossas e nossos escotistas, que são chefes de tropas escoteiras ou seniores (guias). Sei perfeitamente que estão aptos a desenvolverem essas técnicas e suas tropas são exímios mateiros no bom sentido da palavra. Penso ou até posso estar enganado que BP tão maravilhosamente nos trouxe essas técnicas dentro dos seus princípios e métodos escoteiros para nos dar uma visão do seu método. Ele sempre foi enfático em dizer que atividades ao ar livre é o mais importante meio para a formação escoteira. É nessas atividades que os jovens podem jogar o seu próprio jogo, aprender a fazer fazendo e conhecer melhor seu livre arbítrio.

            Técnicas de Acampamento. Existe mesmo? Dizem que foi isso que BP fez quando acampou pela primeira vez em Brownsea. Dizem, não sei. Várias vezes eu conheci tropas que fizeram assim e alcançaram excelentes resultados. E quais são esses resultados? – Sem sombra de dúvida manter o jovem por mais tempo nas fileiras escoteiras e quando adultos mostrar que é digno, que aprenderam a levar a sério seu caráter, sua honra e demonstra que possui um espírito Escoteiro do qual todos se orgulham. Faça um teste com você mesmo se está aplicando as técnicas de acampamento em sua Tropa:

- Fazem um mínimo de dois acampamentos por ano, três excursões por ano e ao menos uma atividade aventureira por ano? Sem contar atividades do distrito e região.
- Vocês acampam com seus monitores pelo menos quatro vezes ano e seus monitores já se desincumbem sozinhos na arte mateira, estão em perfeita sintonia com suas patrulhas e no campo as patrulhas são livres para desenvolver o sistema de patrulha independente da chefia? Seja em acampamento de uma noite ou mais, constroem um fogão suspenso, uma mesa, bancos e toldos, fazem uso de um WC/particular ou Geral e conhecem perfeitamente a segurança que deve ser observada nos acampamentos?

- Suas patrulhas já possuem e mantêm com esmero seu material de intendência? Incluído o material de sapa, vasilhame, barracas, e outros? As patrulhas já conseguem se transportar para distâncias longas em sacos ou similares. Ao primeiro sinal de chuva elas já estão devidamente preparadas, pois conhecem a técnica de previsão do tempo e sabem como agir nesses casos? As patrulhas tem liberdade para fazer acampamentos e atividades ao livre sem a presença do Chefe?

- Na falta de cabos ou sisal as patrulhas são peritas no uso do cipó ou embiras? Conhecem suas especificações e sabem a melhor maneira de utilizá-lo? Além dos nós, amarras e costuras de arremate elas dominam perfeitamente a confecção de uma cabana ou oca indígena sabem improvisar um abrigo natural em pouco tempo?
- A Tropa tem a mão pelo menos três locais de acampamento e mantem amizade com o proprietário mostrando a ele que sabem cuidar da área utilizada sem prejudicar a natureza? Já entregaram para ele um lenço do grupo em uma cerimônia de bandeira como prova de agradecimento ou então fizeram outro agrado para que ele sempre colocasse a disposição à área a ser utilizada? Ele sabe que vocês irão deixar o campo exatamente como o encontraram?

- Os monitores já discutem em patrulha os programas da tropa principalmente as atividades ao ar livre com os demais patrulheiros? A chefia tem como rotina consultar suas sugestões nas programações ou atividades extra-sede? As funções na patrulha tais como cozinheiro, aguadeiro, construtor de pioneirías, intendente, escriba entre outras são realmente levadas a sério na patrulha ou são apenas denominações sem nenhum sentido? O monitor já sabe que na sede ou no campo cumprem satisfatoriamente suas funções?

- O Chefe e os demais só visitam o campo de patrulha se convidado? Os chefes nos acampamentos tem seu próprio campo e cozinham para si sem depender das patrulhas? Confiam nos seus monitores para que aprendam a fazer fazendo? Ensinou a eles o respeito pela natureza, sabem distinguir uma água potável de uma não potável, e é exigente com o uniforme mesmo acampado? Suas inspeções são sempre pela manhã ou pode haver outras durante o dia? Você conhece perfeitamente as regras do POR sobre normas de segurança para acampar?

- No retorno de um acampamento é feito uma inspeção no material não só pelo monitor como pela chefia? A exigência de que tudo deve estar bem limpo, afiado, oleado, empacotado e somente em casos especiais estas normas são feitas na sede em dias que não seja o da reunião? Estão preparados para uma borrasca, chuva intermitente ou uma grande ventania sem se preocupar com o estrago no campo? Uma semana após, você pede às patrulhas que se reúnam e façam um relatório do que gostaram e do que não gostaram? Este relatório é discutido em Corte de Honra e lavrado em ata? Finalmente, os pais confiam nos chefes sem ficar importunando sobre a segurança, sobre os cuidados que devem ter com o filho principalmente quando é novato?

                     Se você fez assim parabéns. Você está no caminho certo se não desculpe. Seu sistema de patrulhas vai mal, a técnica de campo não existe e finalmente por experiência eu sei que muitos não voltarão ao próximo acampamento. Se os chefes ainda não possuem esta técnica devem procurar o mais breve possivel aprender. Muitas vezes nos acampamentos de monitores se aprende mais que um curso técnico. Lembre-se ser Chefe é fácil, atuar como um nos princípios escoteiros não. Se não está a praticar pelo menos um mínimo que se espera para um bom acampamento repense o que está fazendo. Você será um Chefe quando tiver a certeza que encontrou o Caminho para o Sucesso. Boa sorte!


Acampar não é somente armar uma barraca. Acampar tem muito mais. Estamos perdendo muitos jovens porque acharam que iam para o campo aprender ou viver a vida de um herói da floresta, um explorador, um bandeirante a explorar lugares nunca vistos. Este artigo pode dar uma ideia para você que é Chefe Escoteiro se realmente está conduzindo sua Tropa no caminho para o sucesso. Bom campo, bons ventos e seja feliz!