HOTEL ESCOTEIRO

HOTEL ESCOTEIRO
cada foto tem uma história

segunda-feira, 3 de julho de 2017

Boas ações dignificam o caráter.


Conversa ao pé do fogo.
Boas ações dignificam o caráter.

                     Somos um movimento de formação de caráter. Desde os primórdios que Baden-Powell nos deixou este legado e seu método mantem-se incólume até hoje. BP fez questão de deixar escrito em seu livro Escotismo para Rapazes, nossa bíblia Escoteira que o desenvolvimento do jovem, se faz por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira. Através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazemos com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

                  Ele BP foi enfático quando escreveu a promessa Escoteira (aqui no seu original) - "Pela minha honra, eu prometo que farei o meu melhor para cumprir meu dever para com Deus e o Rei, ajudar os outros em todas as ocasiões e obedecer à Lei Escoteira.". Tudo que ele dizia fazia questão de dizer que sem ajuda ao próximo o escotismo não iria atingir os objetivos que se pretendia. Os conceitos inerentes a Lei Escoteira se firmava pela honra, integridade, lealdade, presteza, amizade, cortesia, respeito e proteção da natureza, responsabilidade, disciplina, coragem, ânimo, bom-senso, respeito pela propriedade e autoconfiança.

                       Boas ações são sempre lembradas por quem já foi ou mesmo por aqueles que nunca foram Escoteiros. Muitos nunca esqueceram o menino ajudando um idoso a atravessar a rua. Está na mente dos escritores, poetas, pensadores e claro nos humoristas com suas piadas infalíveis de boas ações principalmente aquela do menino que forçava a velhinha a atravessar a rua de todo jeito. O escotismo tem uma gama enorme para prender o jovem em suas fileiras. O uniforme, a disciplina, a amizade, a fraternidade mundial, um código de honra, uma promessa à patrulha ou matilha.  No Sistema de Patrulhas ele tem melhor conhecimento do método através do qual se pratica o escotismo.

                     O sistema de patrulhas visa promover o constante desenvolvimento dos escoteiros trabalhando sempre em pequenos grupos (patrulhas) liderados por um jovem (monitor). Entretanto posso garantir que sem um perfeito conhecimento, assimilação e ação sem boas ações estamos longe de alcançar o objetivo que nos propomos.

                     “E não esqueçamos nunca: - Boas ações dignificam o caráter”!

Nota: - "A felicidade está baseada em dois pilares: a vida como um jogo, e generoso amor aos outros". Baden-Powell of Gilwell.