HOTEL ESCOTEIRO

HOTEL ESCOTEIRO
cada foto tem uma história

quinta-feira, 16 de julho de 2015

O fantástico e extraordinário SIGUE!


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
O fantástico e extraordinário SIGUE!

                Quem ainda não ouviu falar? O Super. MUC da Alemanha é fichinha perto dele. O Vulcan da IBM quando falam nele se esconde em uma sala fechada de medo. O K Computer no Japão tem uma inveja danada dele. Ninguem supera o fantástico SIGUE. Pergunte aos escoteiros do Brasil. Não sei o tamanho dele, Dizem e eu não posso afirmar que este monstro da informática, desenvolvido pelos especialistas Uebeanos, foi criado no Laboratório da sede nacional em Curitiba, com quase 700 Terabytes de RAM, 40 Petabytes de HD e um fluxo constante de 17,5 petaFLOPS de informações por segundo. Impressionante! Ele sabe de tudo. Especialistas do Google tentam descobrir suas mil e uma utilidades com medo que ele um dia passe a ser um programa de buscas e informações o que já é.

                  A escoteirada brasileira se esbalda com ele. Orgulham-se dele. Quem não tem a sua senha está por fora e não sabe de nada e já está mortinho da silva escoteiramente. Quer saber quem você é no escotismo? Vá ao SIGUE. Quer saber sua utilidade no escotismo? O SIGUE está lá para isto. Lá além das futricas que você provoca, tem tudo sobre a UEB, Institucional, programa, agenda, downloads, registros, convênios loja e o escambal. Dizem que está surgindo um novo programa que irá quadruplicar o número de escoteiros no Brasil, basta apertar a tecla ENTER. Ali estão currículos de cursos, currículos dos membros da corte, mais vulgarmente conhecidos como casta dos nobres. E você meu nobre amigo ou amiga está lá também. Ele é carinhosamente chamado de Meu SIGUE. Sua sigla significa SISTEMA DE INFORMAÇÕES E GERENCIAMENTO DE UNIDADES ESCOTEIRAS. Pera la! Só das unidades? Não posso ter informações dos grandões das regiões, da UEB e dos famosos formadores do Brasil?

                   Convenhamos que a utilidade do SIGUE é fantástica. Já pensou? Eu quero saber quantas especialidades tive no escotismo, quais foram às datas e ele sorri para mim e começa sua tagarelice maneira imitando ser MATRIX? (- Neo: O que é Matrix? - Morfeu: Você quer saber o que é Matrix? Matrix está em toda parte […] é o mundo que acredita ser real para que não perceba a verdade. - Neo: Que verdade? - Morfeu: Que você é um escravo, Neo. Como todo mundo, você nasceu em cativeiro. Nasceu em uma prisão que não pode ver cheirar ou tocar. (Uma prisão para a sua mente). Risos. Mas convenhamos a sua maneira o SIGUE presta enormes serviços para a sociedade escoteira local. Não sei se os Uebeanos copiaram de outros países, pois são mestres nisto, ou se um futuro Escoteiro brasileiro ganhador do Tapir o concebeu. Mas olhe cuidado, muito cuidado, pois se você não tem registro meu amigo Escoteiro você é um eterno desconhecido para ele. Você é um nada, um perdedor um Zé Ninguém!

                  Não vai adiantar ajoelhar nos seus pés, começar a ladainha que tem X anos de escotismo, que foi lobo, Escoteiro e Sênior. Que é Chefe há muito tempo. Não adianta gritar no ouvido dele que você quer uma Medalha! pois você merece! Nada o fará mudar. Sem o registro e senha você nem consegue falar com ele. Você meu amigo é igual ao escoteirinho choroso de Brejo Seco. Só quem pode ganhar só quem pode dar risadas, só quem pode ir para o Japão, só quem pode comprar os dezoito tipos da vestimenta na loja são os registrados. Pagou? Valeu. Não pagou? Danou-se! Outro dia vi um amigo mineiro com foto de um curso que estavam dando do SIGUE. Já pensou? Tem curso meu amigo, você que não é bom de internet entre nele e vá passear nas suas entranhas e saber da vida de todo mundo! Dizem que os Sigheanos no futuro serão os primeiros a poder acampar na Estrela Verde próximo a GILWEL onde moram os felizes escoteiros do além que nunca ouviram falar no SIGUE! Rarará!

                    Eu perguntei a um amigo, formador, registrado, bem relacionado, se o SIGUE tem democracia. Ele riu: - Claro que sim Velho Chefe Escoteiro Chato de Galocha! Lá tem muita democracia. Já estão colocando um sistema de relacionamento humano, um sistema de consultas, um sistema de pesquisas, você vai ver muita coisa nova! – Fiquei embasbacado! Parece que tudo vai mudar mesmo. Insisti com meu amigo formador bem relacionado e pertencente à casta dos nobres: - Posso ver os julgamentos dos que feriram as normas Escoteiras, posso saber o que dizem nas reuniões sigilosas do DEN e do CAN? Posso saber qual o nome de quem tem o direito de confeccionar a vestimenta, qual a porcentagem recebida nas compras e vendas? o que a E.N.I.T. resolve e o que ela está estudando para mudar mais no escotismo brasileiro? Insisti e não obtive mais resposta do chefe formador da casta, O SIGUE está orientando os currículos dos cursos de formação? Será que teremos novamente a volta do orgulho Escoteiro ao vestir sua vestimenta? Será que seremos um dia todos iguais aos olhos do público?

                    O Chefe formador da casta me olhou, franziu a testa e ia me mandar para... (acampar é claro) e disse: - Aceite Chefe, é a revolução escoteira. A norma agora é a modernidade. Não podemos ficar parado no tempo. – Aproveitei para dar mais uma mordida no tal Chefe formador da casta: - E os quase seis mil membros da UEB que se mandaram, o SIGUE sabe o porquê? Ele fechou a cara deu meia volta e me mandou... Entrar no SIGUE! – Fiquei pensando, se é um programa tão espetacular não iria servir para saber o motivo de muitos saírem? Não seria uma maneira fácil de estudar o porque da evasão escoteira? Não seria supimpa saber porque muitos não conseguem terminar o programa Escoteiro tão falado? É quando tenho respostas elas não me satisfazem. Só sei que o SIGUE nem sabe que existo. Não sou registrado. Minha promessa minha vida de Lobinho, de Escoteiro, de Chefe e Formador ele não está nem aí comigo. Acho que nem sabe a data e os nomes das oito medalhas que ganhei quando era da casta dos nobres em Minas Gerais. Ele nem sabe quem é o Chefe Osvaldo. Afinal ele é uma criatura matemática com uma coleção de instruções com um código fonte e uma linguagem própria de programação ou arquivo. Portanto não sou nada para ele.  


                   Aí eu fico pensando se vale ainda minha ficha modelo 120. Quem se lembra dela? Linda anotei item por item. Quantos ajudei a preenchê-la? Mas ela coitada, foi desprezada, virou artigo descartável, Afinal agora estamos em 2.015, avançando a cada minuto a cada dia semana mês e ano rumo ao infinito. Não precisamos mais de consultar se o caminho para o sucesso é o de Baden-Powell. O SIGUE é nosso guia. Não precisamos saber como funciona o Sistema de Patrulhas, técnicas Escoteiras são contos da carochinha, Corte de Honra e a glória de ser um Primeira Classe ficou na história. Ouvir o ponto de vista do rapaz é um ponto de interrogação já respondido pelos adultos no movimento Escoteiro. Eles sabem de tudo. Sabem o que o rapaz quer e o que ele merece. Não acredita? Vá ao SIGUE se não estiver lá, vai estar mais breve do que pensar. Pergunte ao Neo ou ao Morfeu. Eles sim venceram a MATRIX, mas o SIGUE não. Ele é o futuro do escotismo no Brasil!