sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Ser Escoteiro é ter a felicidade no coração.


Crônicas de um Velho Chefe escoteiro
Ser Escoteiro é ter a felicidade no coração.

Obrigado por perguntar se sou um escoteiro. Sou sim e nem imaginas o meu orgulho em ser um destes milhões que moram neste mundão de Deus. Vou lhe contar um segredo, no escotismo aprendi a ser alguém, a ser responsável para que todos que me amam possam um dia orgulhar de mim. Meus amigos que são infinitos eu procuro ser como eles, aprendi que o caráter é importante em cada um de nós. Que ser leal é ponto de honra, e minha palavra é uma só e sagrada. Aprendi que a honra faz parte dos honestos. Que a ética é mais que tudo. A cada dia mesmo nestes mais de 67 anos que participo do escotismo eu ainda aprendo tantas coisas que cada dia que passa mais eu me orgulho de pertencer a este movimento maravilhoso.

Eu sei que você talvez ainda não saiba, pois tantas coisas maravilhosas que aconteceram e acontece comigo, que hoje acredito que a felicidade pode ser alcançada e eu a já a alcancei. Sou um privilegiado por Deus em estar aqui. Saiba meu caro amigo que eu perdi a conta de quantos céus cheio de estrelas brilhantes, deitado na relva, em volta de uma fogueira com muitos amigos e amigas do escotismo e vivi. Centenas de milhões de constelações, ver um cometa passando e deixando um raio de luz no espaço sideral, uma lua enorme suspensa no céu. E é isto meu amigo que mais e mais me leva a certeza que o escoteiro é puro nos seus pensamentos, nas suas palavras e nas suas ações.

Eu gostaria que um dia você pudesse junto comigo dormir sob as estrelas! Fazer delas sua barraca. Ver o nascer do sol e o ver se pondo no horizonte ainda vermelho deixando uma marca profunda em nosso coração. Quem sabe um dia vai poder comigo saborear o cheiro da terra molhada, do perfume das flores silvestres, do som maravilhoso da passarada, do piar arrepiante da coruja em um carvalho qualquer. Quem sabe um dia você vai poder beber a água límpida de uma nascente que corre na terra e em sua viagem irá refrescar terras e animais até que um dia vai alcançar o oceano. Quem sabe você vai poder ver o lenho crepitando em uma bela fogueira onde todos riem, cantam e com seus olhos esperançosos vão vendo as fagulhas subirem aos céus, languidas e serenas até que a aragem leve-as para longe daquela clareira cheia de vida.

Meu amigo pode acreditar, é lindo e fabuloso ser do movimento escoteiro. Acho que é um privilégio de poucos e sinceramente? Poderia ser o privilégio de muitos. Quando vejo a chuva caindo em uma floresta e ouço o som imperdível dos pingos a caírem nas folhas das árvores, meu ouvido se transforma no mais velho mateiro que ama a natureza. Sei que você não sabe que temos uma ternura imensa com ela. Não precisamos de uma parafernália eletrônica para encontrar o Norte e o Sul, conhecer uma rosa dos ventos, seguir a sota-vento, barlavento ou encontrar o caminho a sudoeste. Nem imaginas o que é sentir o vento soprando no rosto, ficar horas e horas vendo as flores desabrocharem em campinas verdejante. Nem imaginas a “gostosura” de tirar o calçado e molhar os pés nas águas geladas de um gostoso riacho depois de uma grande jornada. Poder sentar e tirar uma soneca embaixo de uma grande e frondosa árvore e olhar em volta com os olhos vibrantes às cores do céu, do mar, das montanhas onde o sol se põe e fantástico. Já sentiu algum dia o cheiro da relva ver o vento que sopra com amor, fazendo ondas no capim verde daquelas campinas verdejantes em vales floridos? Sei que você nem imagina a maravilha que é chegar ao cume de uma montanha e ver o horizonte! Um espetáculo imperdível para quem ama a Deus e a imensidão do universo!

Mas acredite esta oportunidade nem todos tem. Para isto é preciso acreditar, é preciso ter fé e coragem e amor aos seus irmãos escoteiros. Aqui aprendemos que o medo é próprio dos fracos. Temos como Escoteiros a obrigação de ajudar a todos indistintamente e ter força de vontade para conviver em uma vida saudável junto dos demais irmãos escoteiros. E pensando bem, quem sabe um dia se pensar assim, você pode até entrar em um Grupo Escoteiro. No entanto não se esqueça, e preste muita atenção. Qualquer um pode entrar, mas é importante saber que ser escoteiro não é para qualquer um!

Pense antes de tomar uma decisão. Se aparecer por aí fazendo o sinal Escoteiro vamos receber você de braços abertos. Vamos ajudar você em tudo e quando em frente a uma Bandeira do Brasil prometer pela sua honra que vais honrar o escotismo e a lei escoteira, sem sombra de dúvida será mais um irmão de tantos milhões espalhados pelo mundo. Irás encontrar nas palavras deixadas pelo nosso Escoteiro Chefe Mundial o nosso fundador Lord Baden-Powell um orgulho enorme por ter assumido ser como nós. Foi ele quem disse um dia: - Saiba você meu jovem se quiser Escoteiro, que somente os valentes entre os valentes se saúdam com a mão esquerda. E se aceitar o desafio você pode acreditar que será muito bem recebido, pois nós escoteiros somos amigos de todos e irmão dos demais escoteiros.

E quando for um de nós aceite o desafio, tão simples que vai marcar você por toda a vida. Agora é hora de partir. Coloque sua mochila, passe no ombro seu bornal, uma lona pequena, pegue seu cantil, leve seu canivete Escoteiro, vista com orgulho seu uniforme. É hora de levantar a bandeira, cantar uma canção, gritar alto seu grito de guerra e partir conosco em busca de uma nova aventura!

Chefe Osvaldo.