quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Um gostoso programa educativo Escoteiro.


Crônicas de um Velho Chefe Escoteiro.
Um gostoso programa educativo Escoteiro.

20 de julho - Segunda feira – Palácio da Prefeitura de Me Engana que eu Gosto.

                               O que foi Doutor Tapeia? – Doutor Prefeito de Me Engana que eu Gosto, em 21 de setembro próximo será a data do dia da Árvore. Precisamos fazer alguma comemoração. – Doutor Tapeia o senhor sabe que estamos sem fundos. O último imposto foi depositado metade na sua conta e metade na minha! – Eu sei Doutor Prefeito, mas se não fizermos alguma coisa para chamar a atenção o que dirá o povo no dia da eleição? – E quanto nós vamos gastar? – Pouco Doutor Prefeito, alguns homens para o plantio e uma banda de música. O povo gosta de ser enganado! – Pera aí, você falou com os escoteiros? Eles sempre dão uma mãozinha. Chame o Chefe Pafúncio e vai ver que ele topa na hora. – Olhe diga que tem ônibus de graça. – E o lanche doutor Prefeito? – Necas, esqueça, diga para ele mostrar como fazer Pão do Caçador e lá na praça eles poderão se exibir. A escoteirada adora! Ei não esqueça, faça algumas faixas, diga que vamos pagar depois. Coloque o nome dos escoteiros, eles ficarão inchados de orgulho!

12 de agosto – Sábado – Sede do Grupo Escoteiro Soficanasede.

                         Cerimonial de Bandeira – dez lobinhos, doze escoteiros, uma Chefe, um Chefe e dois pais na ferradura. O Chefe corre para todo lado para arvorar a bandeira. Ele mesmo ajuda um Escoteiro e um Lobinho a amarrar a bandeira no cabo. Ele mesmo posiciona o Escoteiro e o Lobinho frente ao mastro, ele mesmo dá instruções aos dois como fazer e ele pomposo e orgulhoso grita! – Grupo Escoteiro! A bandeira, em saudação! Os meninos agiram corretamente. Desta vez a bandeira não subiu de cabeça para baixo. Quinze minutos se passaram. Todos continuam na ferradura. Alguns se mexendo de cansado outros ainda em posição de sentido. O Chefe Pafúncio esqueceu-se de mandar descansar. Vinte minutos se passaram, o Chefe Pafúncio conversava com a Chefe Tudobem. Ela como sempre concordava com tudo. Gostava um pouquinho do Chefe Pafúncio, mas ele era casado e ela também.

12 de agosto – Sábado – Sede do Grupo Escoteiro Soficanasede – meia hora depois.

                   Chefe Pafúncio se dirige ao centro da ferradura – Pomposo começa seu discurso – Amados escoteiros, amados lobinhos, senhores pais (tinha só dois) Minha querida Chefe Tudobem! – É com orgulho que anuncio uma grande atividade para o Grupo Escoteiro Soficanasede. Já publiquei na Internet. Vocês sabem que sempre temos atividades bombásticas. Lindas, feitas para nossos valorosos escoteiros e lobinhos. Tenho o orgulho de comunicar a vocês que o Douto Prefeito Bolsocheio nos convidou para patrocinar o dia da árvore. Já pensaram em tamanha honra? No dia 21 de setembro mostraremos a cidade nosso valor. Vamos plantar duzentas mudas de arvores na nova Avenida Embolsei Metade. Ela vai ligar Não sei onde a Lugar Nenhum. Ficaremos todo o domingo lá ajudando a população de Me Engana que eu Gosto. Mostraremos nosso valor!

12 de agosto – Sábado – Sede do Grupo Escoteiro Soficanasede – uma hora depois.

                       Chico Coitadinho um Lobinho com seis meses de casa estava zonzo de tanto ficar em pé. Ele sabia que sempre era assim, mas achou que podia mudar. Não mudou. – Inocente perguntou: - Chefe, eles vão dar merenda? – A Chefe Tudobem correu para explicar – Não Chico! – Afinal temos que nos mostrar como escoteiros e lobos da Alcatéia de Mowgly. Nós levaremos nosso lanche e os escoteiros darão uma aula à população de como fazer um pão do caçador! Chico Coitadinho fechou a cara. Era sempre assim. Sua mãe e seu pai estavam cansados em dar tudo ao grupo e a cidade não dava nada! – Chefe Pafúncio tomou a palavra – Já sabem, preparem, vamos dar um show de escotismo para esta gente. – Agora vamos começar a reunião. O escoteiros peguem a bola de futebol na sede e podem começar o racha. Hoje quero ver quem ganha! Os lobos correndo para o Grande Uivo!  

                21 de setembro – Domingo – Praça Municipal Lava Jato.

                        - Pai! Olha ali o escoteiros! – Estão plantando árvores. – E tem aqueles que estão limpando a praça – Boa ação meu filho? É pai, eles adoram fazer uma boa ação. O Chefe Pafúncio sempre disse que os escoteiros servem a nação através de trabalho comunitário! – Porque você saiu dos escoteiros meu filho? – Olhe pai, já lhe disse fiquei oito meses. Só uma vez fomos acampar. Acampar? O Chefe pegou todo o grupo Soficanasede, entramos no ônibus com seis pais e fomos para o Sitio do Presidente da Câmara municipal Doutor Tapeia. O Chefe Pafúncio prendeu em duas árvores uma corda e ficamos ali o dia inteiro fazendo um tal de Comando Crow. Depois levou a turma até uma estrada barrenta e mandou a gente se barrear! A noite ele e a Chefe Tudo Bem ascenderam um fogo contavam piadas sem graça, cantavam batiam palmas e mais nada. Resolvi sair, olhe lá no grupo só o Chico Coitadinho ficou. Ele deve ter uns oitos meses lá. Deve sair logo!

21 de setembro – Domingo – quinze horas – Praça Municipal Lava Jato.

                  Três apitos longos. Akelá gritando Lobo, Lobo, Lobo! Todos se formaram em ferradura. Cansados, alguns sujos devido os buracos enormes que abriam para colocar as mudas e outros com camisa fora da calça, meião caído e o suor escorrendo. – Tropa atenção! Firme! Custaram para ficar em pé – Vamos saudar o Doutor Tapeia Digníssimo Presidente da Câmara Municipal de Me Engana que eu Gosto. Firme em saudação! Agora uma palma escoteira bem forte. Chefe Tudo Bem, trouxe o lenço? Sim Chefe – Doutor Tapeia, é com orgulho que coloco o lenço do nosso Valoroso Grupo Escoteiro Soficanasede no Senhor. Agora o Senhor será um de nós. Por favor, doutor, levante a mão direita com os três dedos unidos à altura do ombro. – Chefe Pafúncio vai até ele e ensina como é. – Repita comigo doutor: - Prometo, pela minha honra... Terminada a cerimônia doutor Tapeia diz a todos – O prefeito não pode vir. Pediu-me para dizer que se orgulha de vocês! Me Engana que eu Gosto terá vocês para sempre nos anais da história! E todos voltaram para suas casas orgulhosos! Todos?

Moral da historia... Moral da história... Tem? Se tem cada um faça sua moral!