quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

NOSSO CANCIONEIRO - PELO CHEFE RAUBER SOARES


ESCOTISMO INDEPENDENTE DO BRASIL

NOSSO CANCIONEIRO

Por Ch. Rauber Soares

Janeiro de 2012

Nota do Autor

Prezados Seniores, Guias:

A real missão deste pequeno cancioneiro foi compilar as músicas mais tradicionais, mais famosas e as canções mais cantadas pelos Seniores e Guias por esse nosso Brasil afora. Por que essa minha vontade de criar tal obra? Sou um ex-Senior “das antigas”, fiz minha promessa como Escoteiro em 1984, e hoje em dia, como chefe Sênior, percebi principalmente após a Primeira Aventura Sênior da AEBP, que os jovens em sua maioria não sabem cantar nem meia dúzia de canções. Então tenho esperança que este sirva como um primeiro passo, um orientador para que resgatemos essa nossa tradição, que é cantar em toda e qualquer ocasião.
Lembrem-se: “O Escoteiro sorri nas dificuldades”. Logo, Ponham suas mágoas num bornal, e vamos rir. 
Boas Aventuras a todos!!!
Ch. Rauber Soares

ÍNDICE:

1 - AVANÇAM AS PATRULHAS

2 - EPITÁFIO ESCOTEIRO

3 - A VIAGEM
4 - CANÇÃO DA PROMESSA
5 - VALDERI, VALDERÁ
6 - RATAPLAN 
7 - QUEBRA-COCO
8 - CANÇÃO DO ACAMPAMENTO
9 - O ESPÍRITO DE BP
10 - EM SILÊNCIO O ACAMPAMENTO
11 - BRILHA A FOGUEIRA (Stodola)

12 - VIDA ESCOTEIRA (Canto Alegretense)
13 - CANÇÃO DO SÊNIOR
14 - CUCO 
15 - SEMPRE ALERTA
16 - ÁRVORE DA MONTANHA
17 - O MAR ESTAVA SERENO
18 - ACORDA, ESCOTEIRO, ACORDA  
19 - ANDAR DE TREM
20 - BELA POLENTA 
21 - BANDEIRA (No Brasil não tem)
22 - CANÇÃO DA DESPEDIDA
23 - ALABUM XICABUM
24 - BONECO DE LATA
25 - INGONIAMA
26 - CANÇÃO DE GILWELL
27 - CHALI GULI (GUIN GAN GULI)
28 - O MANÁ
29 - QUEBRA COCO
30 - ROBOPAN 
31 - DANÇA DA PASTORA 
32 - A CASINHA
33 - HINO DA TROPA SÊNIOR
34 - JOHNNY FURACÃO
35 - O PAI PATO
36 - FLIM
37 - BOA NOITE PATRULHAS
38 - DÁ-NOS FOGO AS TUAS CHAMAS
39 - KUMBAIA
40 - GRITO SENIOR - MACHADO E FACÃO
41 - LONGO É O CAMINHO
42 - HINO ATIVA
43 - HINO TROPA SENIOR AÇÃO
44 - ACAMPAMENTO ESCOTEIRO
45 - ADEUS MONTES E VALES
46 - PÕEM TUAS MÁGOAS NO BORNAL
47 - PASSO FIRME
48 - HEY-A-LEIA
49 - QUANDO SE QUER O FRIO ESPANTAR
50 - SENIORIA
51 - SENIOR NO INFERNO52 - ALVORADA ESCOTEIRA


JAMAIS SE ESQUEÇAM DOS PRINCIPAIS ENSINAMENTOS DE BADEN POWELL:

Promessa Escoteira:

Por minha honra prometo:
Cumprir com meus deveres para com Deus e a Pátria, Ajudar o Próximo a qualquer custo.
Conheço a Lei Escoteira e a obedecerei.

Lei Escoteira:

1. O escoteiro é digno de confiança.
2. O escoteiro é Leal.
3. O escoteiro pratica todo dia uma boa ação.
4. O escoteiro é amigo de todos.
5. O escoteiro é cortês.
6. O escoteiro é bom com a natureza.
7. O Escoteiro é obediente e disciplinado.
8. O Escoteiro sorri nas dificuldades.
9. O Escoteiro é econômico.

E sim, temos apenas NOVE leis, já que o Escotismo Tradicional baseia seu adestramento na edição original, de 1908, do Escotismo para Rapazes. SAPS

1 - AVANÇAM AS PATRULHAS

Avançam as patrulhas – Lá, ao longe – lá, ao longe...
Avançam as patrulhas cantando com valor – lá, ao longe.

Juntos, escalemos a montanha altiva!
Juntos, escalemos o seu pico azul!
Somente os falcões, vão a nossa frente,
Voam majestosos, sob o céu de anil.

Com a mochila às costas – Lá, ao longe – lá, ao longe...
Com a mochila às costas a tropa já partiu – lá, ao longe.
Juntos, escalemos...

Se avista o acampamento – Lá, ao longe – lá, ao longe...
Se avista o acampamento por causa do fogão – lá, ao longe.

Juntos, escalemos...

Avistam-se as barracas – Lá ao longe – lá, ao longe...
Avistam-se as barracas douradas pelo sol – lá, ao longe...

2 - EPITÁFIO ESCOTEIRO

Devia ter acampado mais, Ter vibrado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter cozinhado mais, Até trabalhado mais
Ter feito minha patrulha vencer
Devia ter aceitado A opinião do chefão
Cada um sabe a alegria
De ser escoteiro de coração

E B.P vai me proteger Enquanto eu traçar meu caminho
E B.P vai me proteger Enquanto eu traçar...
Devia ter complicado menos Reclamado menos
Ter visto o sol se pôr
Devia ter me importado menos
Com problemas pequenos Fazer as coisas com amor
Queria ter me esforçado Assim como escoteiro é
O escotismo nos dá alegrias
Pra por um acampamento de pé
E B.P vai me proteger Enquanto eu traçar meu caminho
E B.P vai me proteger Enquanto eu traçar...

Devia ter complicado menos
Reclamado menos
Ter visto o sol se pôr



3 - A VIAGEM

Eu vim de longe prá encontrar o meu caminho.
Tinha um sorriso e o sorriso ainda valia.
Achei difícil a viagem até aqui, mas, eu cheguei, mas, eu cheguei!

Eu vim depressa, eu não vim de caminhão.
Eu vim a jato no asfalto deste chão.
Achei difícil a viagem até aqui, mas, eu cheguei, mas, eu cheguei!

Eu vim por causa daquilo que não se vê.
Vim nu, descalço, sem dinheiro e o pior:
Achei difícil a viagem até aqui, mas, eu cheguei, mas, eu cheguei!

Eu tive ajuda que você nem acredita.
Deu-me a esperança de chegar até aqui.
Vim caminhando, aqui estou me decidi.
Eu vou ficar... Eu vou ficar!

4 - CANÇÃO DA PROMESSA

Prometo nesse dia cumprir a lei
Sou teu escoteiro senhor e rei

(refrão)
Eu te amarei pra sempre, cada vez mais    
Senhor minha promessa, protegerás
          
Da fé sinto orgulho, quero viver
Tal como ensinaste, até morrer.

(refrão)

Com alma apaixonada, servi-lo-ei.
À minha pátria amada, fiel serei.

(refrão)

A promessa que um dia fiz junto a ti
Para toda a vida a prometi

(refrão)

5 - VALDERI, VALDERÁ

Eu conheço um grande jogo que aqui vou ensinar.
É de novos, é de velhos, é bem fácil de jogar. 

Valderi, Valderá, Valderi, Valderá há há há há há há há há
Valderi, Valderá, é bem fácil de jogar.

Tem que ir por um caminho para então acampar
E em fogueiras pela noite, vamos joviais estar 

Valderi, Valderá, Valderi, Valderá há há há há há há há há
Valderi, Valderá, vamos joviais estar.

Com irmãos assim unidos, não se diz nunca adeus,
Porque sempre tem amigos sob o grande céu de Deus. 

Valderi, Valderá, Valderi, Valderá há há há há há há há há
Valderi, Valderá, sob o grande céu de Deus. 

6 - RATAPLAN 

Um, dois! Um dois!
Ra-ta-plan do arrebol,
Escoteiros, vede a luz!
Ra-ta-plan olhai o sol!
Do Brasil que nos conduz.

Alerta escoteiros do Brasil, alerta
Erguei para o ideal os corações em flor
O mocidade ao sol da Pátria, já desperta
A Pátria consagrai o nosso eterno amor
Por entre o densos bosques e vergéis floridas
Ecoem nossa vozes de alegria intensa
E pelos campos a fora, em cânticos sentidos
Ressoe um hino avante, à nossa Pátria imensa
Alerta, alerta. Sempre alerta

Um, dois, Um. . .

Unidos a passo firme, a trilha do dever
Tendo um Brasil feliz por nosso escopo e norte
Façamos do futuro, em flores antever
A nova geração jovial, confiante e forte
Mas se algum dia acaso, a Pátria estremece
De súbito bradar: Alerta aos escoteiros
Alerta respondemos a Pátria nossa vida
E as almas entregar, iremos prazenteiros
Alerta, alerta. Sempre alerta! Um Dois! Um. . .

7 - QUEBRA-COCO


(refrão)
Quebra coco, Quebra coco, Na ladeira do Piá
Escoteiro quebra coco e depois vai trabalhar
 
Acredite se quiser, em cima daquele morro
Tem três metros de lingüiça, correndo atras de um cachorro 

(refrão)
 
Já desci do pção de açúcar agarrado num barbante
Ariisquei a minha vida, mas salvei a bandeirante 

(refrão)
 
Joguei meu boné pro alto, para ver onde caia
Caiu no colo da escoteira, isso mesmo que eu queria 

(refrão)
 
Atravessei os setes mares, numa folha de palmeira
Até fugi de tubarão, só para ver a pioneira 

8 - CANÇÃO DO ACAMPAMENTO

Laribom (bom) Laribom (bom)
Vem correndo depressa escoteiro,  Ajudar o cozinheiro
A fazer um jantar supimpa (supimpa)
Para tibum tibum papabum pabum

Acende o fogo põe a panela, prá dentro dela
O feijão cozinhar (o feijão cozinhar)
Põe o churrasco sobre o braseiro
Alerta escoteiro não deixa queimar

E quando a tarde cai no acampamento (mento, mento)
A lua nasce além do firmamento (mento, mento)
Acende o fogo para o conselho, E canta alegre uma canção (2x)

E quando a tarde cai no acampamento (mento, mento)
A lua nasce além do firmamento (mento, mento)
Brilha fogueira clarão vermelho, Eleva a Deus tua oração
Brilha fogueira clarão vermelho, Eleva a Deus tua oração 
Laribom ( bom) Laribom (bom)
Vem correndo depressa escoteiro, Ajudar o cozinheiro
a fazer um jantar supimpa (supimpa)
Para tibum tibum papabum pabum
Aos ajudantes agradecer
O cozinheiro um prêmio dará ( um prêmio dará)
Depois do jantar, enquanto se canta,
Irão os premiados, ( pausa)  panelas lavar
 

9 - O ESPÍRITO DE BP

De BP trago o espírito sempre na mente,
Sempre na mente, sempre na mente.                                           
            
De BP trago o espírito sempre na mente, sempre na mente estará.

De BP trago o espírito no coração,
No coração, no coração.
De BP trago o espírito no coração, no coração estará.

De BP trago o espírito junto de mim,
Junto de mim, junto de mim.
De BP trago o espírito junto de mim, junto de mim estará.

De BP trago o espírito sempre na mente,
No coração, junto de mim.
De BP trago o espírito sempre na mente, no coração estará.



10 - EM SILÊNCIO O ACAMPAMENTO
  
Em silêncio acampamento,
Este canto vinde ouvir,
São fagulhas da fogueira
que nos dizem: Escoteiros a servir!
(REPETE)
 (Tente em 2, 3, até 4 vozes 

11 - BRILHA A FOGUEIRA (Stodola) 

Brilha a fogueira ao pé do acampamento
para alegria não há melhor momento.
Velhos amigos não perdem a ocasião
de reunidos cantar uma canção – Ei!!!
Stodola stodola stodola Pumpa stodola pumpa stodola pumpa
Stodola stodola stodola Pumpa stodola pumpa pumpa pum!
 
No acampamento que faz o escoteiro
muito trabalha durante o dia inteiro,
mas, quando a noite já trouxe a escuridão,
acende o fogo e canta uma canção – Ei!!!
Stodola stodola stodola Pumpa stodola pumpa stodola pumpa
Stodola stodola stodola Pumpa stodola pumpa

12 - VIDA ESCOTEIRA (Canto Alegretense)

Não me perguntes o que faz um escoteiro
Ouça apenas o que diz esta canção
 Ensinando para o jovem brasileiro
Disciplina, aventura e emoção
Pra quem chega pelo sábado à tarde
Ou às vezes no domingo de manhã
Vê um nó no decorrer da atividade
Um café, um pão mateiro uma maçã
Sempre alerta é o lema escoteiro
Desta vida que eu amei desde guri
A Deus, Pátria e ao nosso companheiro
Nós amamos e vivemos a servir
E na hora da fogueira então se aqueça
Tem canções, tem brincadeiras pra valer
Peço a Deus nesse momento que eu mereça
Ser feliz, ser escoteiro até morrer
.E na hora de encerrar o acampamento
Todos juntos estendendo nossa mão
A saudade vai ficar no pensamento
Dessa vida de amor e devoção.
Sempre alerta é o lema escoteiro
Desta vida que eu amei desde guri
A Deus, Pátria e ao nosso companheiro
Nós amamos e vivemos a servir

13 - CANÇÃO DO SÊNIOR

Refrão Temos 15, 16, 17 anos
O futuro é nosso, vamos prosseguir
Vemos longe a brilhar a nossa estrela Dalva
Quando se é jovem não se pode desistir

Marchar avante, e sempre avante,
Por sobre a terra, sobre os ares e pelo ar
Continuando se os outros param
Sorrindo sempre 

se há vontade de chorar.
Não sentir fome, não sentir sede
Ter persistência, paciência e resistir
Ser mais que humano, querer por dez
E conquistar a nossa meta no porvir

A humanidade busca a verdade
Pela ciência, pelo estudo e o saber
E a mocidade é a como a flecha
Que do arco até o alvo sem temer.
A fé nos guia, coragem temos
Temos amor prá dar 
aos outros e ajudar
E o que é mais fraco, mas nosso irmão
E todos juntos o sucesso conquistar

14 - CUCO 

Da Noruega distante veio esta canção
Cantem CUCO uma vez, preste bem atenção... 

Tiiri-aoia, tiri-aoia cuco, oia titri-aoia cuco
Oia tiri-aoia cuco, oia tiri-aoiaaaaa
  

Da Noruega distante continua a canção
Cantem CUCO DUAS vezes, preste bem atenção... 

Tiiri-aoia, tiri-aoia cuco, cuco oia titri-aoia cuco cuco
Oia tiri-aoia cuco, cuco oia tiri-aoiaaaaa

(TRÊS, QUATRO VEZES ...)

15 - SEMPRE ALERTA

Sempre Alerta escoteiro trabalha para servir o Brasil (2x)
O seu Brasil, o seu Brasil
 
Marcha à frente escoteiro valente para servir o Brasil (2x)
Nosso Brasil, Nosso Brasil
 
Nosso lema é fazer sempre o bem a quem de nós precisar (2x)
Pelo Brasil, Pelo Brasil
 
Marcha à frente escoteiro valente para servir o Brasil (2x)
Nosso Brasil, Nosso Brasil
 
O escoteiro é cortes para todos e amigo legal
O escoteiro é cortes para todos e amigo legal
O seu Brasil, O seu Brasil
 
Marcha à frente escoteiro valente para servir o Brasil (2X)
Nosso Brasil, Nosso Brasil         

16 - ÁRVORE DA MONTANHA

A árvore da montanha ô leria ô  (4X)

 Essa árvore tinha um galho,
ó que galho, belo galho,
ai, ai, ai, que amor de galho.
O galho da árvore...

A árvore da montanha ô leria ô   (4X)
Esse galho tinha um broto,
ó que broto, belo broto,
ai, ai, ai, que amor de broto.
O broto do galho,
o galho da árvore...

A árvore da montanha ô leria ô   (4X)
 Esse broto tinha uma folha,
ó que folha, bela folha,
ai, ai, ai, que amor de folha.
A folha do broto,
o broto do galho,
o galho da árvore....

A árvore da montanha ô leria ô   (4X)
E assim por diante….
Árvore, galho, broto, folha, ninho, ovo, ave, pena, índio, arco, flecha, árvore….. 



17 - O MAR ESTAVA SERENO

O mar estava sereno,
sereno estava o mar
O mar estava sereno,
sereno estava o mar 

Vamos ver la luna, la luna, la luna (4x)
 
A mar astava sarana...
Vamos ver la luna, la luna, la luna (4x)

E mer esteve serene...
Vamos ver la luna, la luna, la luna (4x)

I mir istivi sirini...
Vamos ver la luna, la luna, la luna (4x)

O mor ostovo sorono...
Vamos ver la luna, la luna, la luna (4x)

U mur ustuvu surunu...
Vamos ver la luna, la luna, la luna (4x) 

18 - ACORDA ESCOTEIRO, ACORDA  

Acorda escoteiro acorda que o galo já cantou (2x)
Cantou cantou, cantou cantou cantou
Co córi , co ri co ri, co córi co ricó
  
Acorda escoteiro acorda que a ovelha já baliu (2x)
Baliu baliu, baliu baliu baliu
Memé, memé, memé, memé memé memé
Co córi , co ri co ri, co córi co ricó

Acorda escoteiro acorda que o boi já mugiu (2x)
Mugiu mugiu, mugiu, mugiu, mugiu 
Muu muu muu, muu muu muu
Memé, memé, memé, memé memé memé
Co córi , co ri co ri, co córi co ricó

Acorda escoteiro acorda que o gato já miou (2x)
Miou miou, miou miou miou
Miau, miau,miau,miau miau miau
Muu muu muu, muu muu muu
Memé, memé, memé, memé memé memé
Co córi , co ri co ri, co córi co ricó

Cachorro latiu ..

19 - ANDAR DE TREM

Andar de trem, ANDAR DE TREM
É bem legal, É BEM legal
Mas se puxar o Cordão, mas PUXAR O CORDÃO
Você para o trem, VOCÊ PARA O TREM
e o inspetor, E O INSPETOR
Se aborrecerá, SE ABORRECERA
E mandara, E MANDARÁ
Você descer do trem,  VOCÊ descer DO TREM

 (Cebolinha, inglês, russo, gaúcho) 

20 - BELA POLENTA 

Quando se pianta La bela polenta,
La bela polenta se pianta cozi.
Se pianta cozi.
Ô, ô, ô bela polenta cozi
Tcha tcha pum
Tcha tcha pum
Tcha tcha pum, pum pum pum

Troca por: Pianta, rega, cresce, flora, talha, colhe, moe, mexe, coze, manja e gusta.


21 - BANDEIRA (No Brasil não tem)

No Brasil não tem, No Brasil não tem
pano mais bonito que eu mais queira bem
pano mais bonito que eu mais queira bem
No Brasil tem muita mina, cada mina é um tesouro
É por isso que a bandeira tem metade cor de ouro 
No Brasil não tem, No Brasil não tem
pano mais bonito que eu mais queira bem
pano mais bonito que eu mais queira bem
A Bandeira brasileira tem no meio o céu pintado
Tem um céu com muita estrela, cada estrela é um estado

No Brasil não tem, No Brasil não tem
pano mais bonito que eu mais queira bem
pano mais bonito que eu mais queira bem
Quando há festa em cada mastro bate o sol numa bandeira
Quando há festa em cada mastro bate o sol numa bandeira
Fico todo satisfeito quando vejo a brasileira
Fico todo satisfeito quando vejo a brasileira

No Brasil não tem, pano mais bonito que eu mais queira bem
 
22 - CANÇÃO DA DESPEDIDA

Por que perder a esperança de nos tornar a ver?
Por que perder a esperança se há tanto querer?
Não é mais que um até logo, não é mais que um breve adeus.
Bem cedo, junto ao fogo, tornaremos a nos ver 

Com nossas mãos entrelaçadas ao redor do calor,
Formemos nesta noite mais um círculo de amor.
Não é mais que um até logo, não é mais que um breve adeus.
Bem cedo, junto ao fogo, tornaremos a nos ver
 
Pois o Senhor que nos protege e nos vai abençoar,
um dia, certamente, vai de novo nos juntar
Não é mais que um até logo, não é mais que um breve adeus.
Bem cedo, junto ao fogo, tornaremos a nos ver

Não é mais que um até logo, não é mais que um breve adeus.
Bem cedo, junto ao fogo, tornaremos a nos ver

23 - ALABUM XICABUM

Alabum Xicabum, Alabum Xicabum
Alabum Xicabum, Alabum Xicabum
Alabum Xicauaca Xicauaca Xicabum
Alabum Xicauaca Xicauaca Xicabum
Aha, Aha
Oh yeah, Oh Yeah
Mais uma vez…
 
 (bem alto, rindo, chorando, baixinho)               
  

24 - BONECO DE LATA 

O meu boneco de lata
Bateu a cabeça no chão
Levou mais de uma hora
Prá fazer a operação
Desamassa aqui para ficar bom

 (Nariz - Queixo - Mão - Cotovelo – Joelho)
  

25 - INGONIAMA
Ingoniama ingoniama invoblu
 Iabo iabo ingoniama
Ingoniama ingoniama invoblu
 Iabo iabo ingoniama

 
26 - CANÇÃO DE GILWELL


Eu era um bom lobo, Um bom lobo de lei.
Não estou mais lobando O que fazer não sei

Me sinto velho e fraco, Não sei mais lobar
Logo a Gilwell, Assim que eu possa eu vou voltar

Volto a Gilwell, Terra boa,
Lá um curso assim, que eu possa, vou tomar 


27 - CHALI GULI (GUIN GAN GULI) 

Chali guli, chali guli, chali guli, é umpa umpa umpa
Chali guli, chali guli, chali guli, é umpa umpa umpa

Guin-gan-guli, guli, guli, guli, Uápa,
Guin-gan-gu, Guin-gan-gu  (2x)
  
Ei-la, ei-la sheila,
Ei-la sheila, ei-la ô (2x) 
  

28 - O MANÁ

O maná do o o - O maná do o o
O iepe no no iê - O iepe no no iê
O iepe pe pe no no iê - O iepe pe pe no no iê
Ikidá apodilela - Ikidá apodilela
Gramanú - Gramanú
Apo a pá a po di pô - Apo a pá a po di pô
  
29 - QUEBRA COCO 

Quebra coco, Quebra coco, Na ladeira do Piá
Escoteiro quebra coco e depois vai trabalhar
 
Acredite se quiser, em cima daquele morro
Tem três metros de lingüiça, correndo atras de um cachorro
 
Já desci do pão de açúcar agarrado no barbante
Ariisquei a minha vida, mas salvei a bandeirante
 
Joguei meu boné pro alto, para ver onde caia
Caiu no colo da escoteira, isso mesmo que eu queria
 
Atravessei os setes mares, na folha de palmeira
Até fugi de tubarão, só para ver a pioneira 
  
30 - ROBOPAN 

Lobo robopan em La casa de Juan
Lobo robopan em La casa de Juan

Quen Yo? Si tu. 
Yo no
Entonces quien?
 
(escoteiro, senior, pioneiro, chefe)

31 - DANÇA DA PASTORA 

Eu sou a linda pastora que passeava pelo pomar.
Por isso que me chamavam: Linda pastora pa ram pam pam
Morena mexe a cintura - Morena mexe seu pom pom – Ulala 

32 - A CASINHA

Eu tenho uma casinha... Assim, assim
Que solta fumacinha... Assim, assim
Eu bato na portinha... Assim, assim
Eu lustro o sapatinho... Assim, assim

33 - HINO DA TROPA SÊNIOR

Letra: Rauber Soares

Ergam os bastões e vamos partir
Longo será o caminho a seguir
Nada no ar a não ser nossa voz
Nada será fácil para nós
Temos o escotismo como ideal
Seguimos os ensinamentos de BP
Nada que já não devamos saber
E que nossos corações devamos ter
Mas pouco importa o que vem a ser
Se tivermos um dia a quem dizer:

(refrão)
Queremos que a estrada venha sempre até nós
E que o vento esteja a nosso favor
Nas dificuldades que a Tropa Sênior
Seguem demonstrando o seu valor

Somos irmãos de todos vocês
Em terra, no mar, no ar, a brilhar
Os desafios se sucederão
Não sabemos o que esperar
Mas pouco importa o que venha a ser
Se tivermos um dia a quem dizer
(refrão)




34 - JOHNNY FURACÃO

Essa é a história de Johny Furacão,
Um cara que bem cedo desejou ser campeão,
Ele alimentava seu desejo profundo 
Johny queria ser o melhor do mundo,
Juntou dinheiro, O ano inteiro,
Até que resolveu comprar um carro,
Começou a treinar, E a se destacar,
E vai competir numa prova gigante,
Essa é sua chance de se tornar importante.
A corrida já vai começar,
Johny dispara em primeiro lugar,
Johny está na frente, Seu carro é diferente,
É muito mais potente 
Johny vai ganhar,  Não há como parar,
Já está pensando no que vai dizer,
Não pode aparecer chorando na TV...
 Tá tudo pronto  Não falta nada,
Só a vitória e o beijo na namorada...
Quando o carro quebra na curva principal,
Johny morreu,... Antes ele do que eu...

Quem acreditou nesta estória é um bobão
pois Johnny na verdade se tornou um Campeão!

35 - O PAI PATO

Lá vem o pai pato  Patinho! (Todos)
Lá vem mamãe pata, Patinho! (Todos)
Lá vem os patinhos,
 Patinho patinho patinho Quem-qüem
Patinho patinho patinho Quem-qüem
Cuidado pra não pisar ei,
Patinho patinho patinho Quem-qüem
Patinho patinho patinho Quem-qüem

Se pisar pode matar ei
Patinho patinho patinho Quem-qüem
Patinho patinho patinho Quem-qüem
 

36 - FLIM

Flim,
Flim Flai,
Flim Flai Flu,
Vista, Bela Vista,
Cumba lari cumba lari cumba lari vista
No no nono no vista
Mini mini uatcha mini mini uaua
No no nono ti uaua                      


37 - BOA NOITE PATRULHAS

Boa noite (patrulha),
Boa noite (patrulha)...
Que agora vamos dormir.
Bem alegres vamos indo,
vamos indo, vamos indo,
Bem alegres vamos indo,
sob um céu de anil.
 (o canto se repete p/todas as
patrulhas, chefia, fogo, etc.)
Todo Movimento
Todo movimento baila, baila
Com um dedo, um dedo, como o outro dedo
Todo movimento baila, baila
Com uma mão, uma mão, como a outra mão
 (pé, joelho, etc....)-

38 - DÁ-NOS FOGO AS TUAS CHAMAS

Dá-nos fogo, Tuas chamas
Dá-nos fogo, Luz e calor
As fagulhas da fogueira
Dançam, brilham pela noite
Qual estrela cuja esteira
Perde-se no ar.

39 - KUMBAIA

Kumbayah Senhor, Kumbayah
Kumbayah Senhor, Kumbayah
Kumbayah Senhor, Kumbayah
Oh! Senhor Kumbayah.

alguém canta aqui, Kumbayah
alguém canta aqui, 
Kumbayah
alguém canta aqui, 
Kumbayah
Oh! Senhor Kumbayah. 
(ri, chora,...) 
40 - GRITO SENIOR - MACHADO E FACÃO

Sou Escoteiro do Machado e do Facão
Sou Escoteiro de Coração
Nessa tropa não entre quem quer
Só quem pode já é tradição
Quem não crê e quiser duvidar

Pode vir aqui para comprovar!!!

Pode vir aqui para comprovar!!!

41 - LONGO É O CAMINHO

BIS:
Longo é o caminho, longo, longo.
Mas andaremos sem parar.
Duro é o caminho, duro, duro.
Cantaremos para não cansar.

E andaremos horas inteiras,
Sob o sol forte de verão.
E pisaremos sobre a poeira,
Que se eleva fina do chão.

Longo é o...

E se os espinhos que bordam a
Estrada
E se o cansaço nos ferir,
Que nossa voz se eleve mais forte,
Para mais alegria sentir

Longo é o...

E se a estrada é longa, imensa,
Não poderemos esquecer
Que ela nos leva a luz, alegria,
Verdade, ideal de viver

Longo é o...


42 - HINO ATIVA

É RAÇA, É GARRA, É UM TESÃO
SER SENIOR, SER SENIOR, É MUITO BOM

A tropa sênior ataca, massacra
Impõe o seu valor,

Não tem medo da morte, essa seção
Só faz horror,

Nós somos tropa sênior,
Nosso lema é vibração,
Estamos sempre juntos pra cumpri r
Qualquer missão,

É sênior, Brasil,
Acima de tudo,
Abaixo de nada,

Ativa, unida e destemida
A nossa preferência será sempre
A TROPA SÊNIOR

A tropa sênior, sênior é, é que é bacana
A tropa sênior, sênior é, é que é legal
Ser sênior hei, é que é bacana
Ser sênior hei, é que é legal.


43 - HINO TROPA SENIOR AÇÃO

Ao nosso grupo escoteiro damos nosso coração
Nós somos tropa sênior nosso nome é Ação
Acampamentos, caminhadas sem medo de morrer
Curnpriremos as jornadas este é nosso dever

FORÇA, CORAGEM, DETERMINAÇAO
PROEZA, DESTREZA, CUMPRIR UMA MISSAO
NA VIDA, NA MORTE, OUTRA ENCARNAÇAO
TROPA SENIOR É AÇÃO

Por nosso objetivo um mundo bem melhor
Recebemos incentivo dessa Fornia Maior
Pessoas de valor que trabalham sem cansar
Trabalham com Amor até depois de o sol baixar


FORÇA, CORAGEM, DETERMINAÇAO
PROEZA, DESTREZA, CUMPRIR UMA MISSAO
NA VIDA, NA MORTE, OUTRA ENCARNAÇAO
TROPA SENIOR É AÇÃO

44 - ACAMPAMENTO ESCOTEIRO

Mochila as costas, bastão na mão,
E os escoteiros alegres estão
Cantando estão cantando estão’.

0 acampamento começou, e os
Escoteiros alegres estão
Cantando estão cantando estão’.

Montar barraca é diversão, e os
Escoteiros alegres estão
Cantando estão cantando estão’.

Fazer comida num bom fogão, e os
Escoteiros alegres estão
Cantando estão cantando estão’.

Jogar, correr e muita anão, e os
Escoteiros alegres estão
Cantando estão cantando estão’.

Fogueira alta é reunião, e os
Escoteiros alegres estão
Cantando estão cantando estão’.

Céu estrelado e um bom colchão, e
Os escoteiros cansados estão
Dormindo estão dormindo estão'.




45 - ADEUS MONTES E VALES

Adeus montes e vales queridos
Onde doces momentos passei

Adeus campos e bosques floridos
Logo e sempre aqui voltarei

Este céu é urna imensa barraca
Pois é Deus nosso chefe geral

Este sol é lanterna diurna
Nossa Vida é Luz Natural

46 - PÕE TUAS MÁGOAS NO BORNAL

Põe tuas mágoas no bornal, e vamos
Rir, rir, rir.
Por que ligar só para o mal, Por quê?
Isto não resolve!
Para que preocupações?
Não trazem soluções, logo,
Põe tuas mágoas no bornal, e vamos
Rir, rir, rir.

47 - PASSO FIRME

Passo firme, o rnateiro,
De mochila a caminhar
Corno todo escoteiro,
Tem vontade de acampar.

Nestas matas e no céu azul,
Nesse Rio Grande do Sul
Vão unir o escotismo e saudar,
Sempre Alerta ao chegar
Sempre Alerta ao chegar

Nessas atas, nesses campos, nessa
América em paz
Se encontram plantando jamboree
Pan-americano aqui
Pan-americano aqui


48 - HEY-A-LEIA

Hey-a-leia
Amassa Tikatonga
Amassa-massa-massa
Hey, aye, Sênior e guia chegou!!!

49 - QUANDO SE QUER O FRIO ESPANTAR

Quando quer o frio espantar põe-se
Os cavalos todos a trotar
Cavalos trotando, 1 pata

Quando quer o frio espantar põe-se
Os cavalos todos a trotar
Cavalos trotando, 1 pata, 2 patas

Quando quer o frio espantar põe-se
Os cavalos todos a trotar
Cavalos trotando, 1 pata, 2 patas, 3 patas

Quando quer o frio espantar põe-se
Os cavalos todos a trotar
Cavalos trotando, 1 pata, 2 patas, 3 patas, 4 patas

Quando quer o frio espantar põe-se
Os cavalos todos a trotar
Cavalos trotando, 1 pata, 2 patas, 3 patas, 4 patas, a cabeça

Quando quer o frio espantar põe-se
Os cavalos todos a trotar
Cavalos trotando, 1 pata, 2 patas, 3 patas, 4 patas, a cabeça, o corpo

50 - SENIORIA

SOLO - Senioria, senioria
CORO - Vai levando, vai levando
SOLO - Vai levando, vai levando
CORO - Senioria, senioria
SOLO - Se não é a maior
CORO - Tem que ser a melhor
SOLO - Cada sênior daqui vale por 10
CORO - Vale por DEZ!!

SOLO - Senioria, senioria
CORO - Vai levando, vai levando
SOLO - Vai levando, vai levando
CORO - Senioria, senioria
SOLO - Se não é a maior
CORO - Tem que ser a melhor
SOLO - Cada sênior daqui vale por 100
CORO - Vale por CEM!

SOLO - Senioria, senioria
CORO - Vai levando, vai levando
SOLO - Vai levando, vai levando
CORO - Senioria, senioria
SOLO - Se não é a maior
CORO - Tem que ser a melhor
SOLO - Cada sênior daqui vale por 1000
CORO - Vale por MIL!

51 - SENIOR NO INFERNO

Tropa Sênior foi pro inferno
Atentar o satanás
Missão louca corno essa
Só um Sênior é capaz
O capeta muito louco
Saiu correndo em desespero
"fecha as portas do inferno,
Que aí vem a tropa Sênior
Se eu morrer e não for pro céu
Eu desço ao inferno de rapel
E se no inferno eu me der mal
Eu volto ao mundo de comando craw
Do diabo corno a carne
Jogando os ossos para trás
E o cão arrependido
"Tropa Sênior nunca mais"
A fogueira do inferno
Nós viemos apagar
E o capeta injuriado
Começou a reclamar
"não apague o fogaréu"
Foi pedido, por favor,
"no inferno não faz frio
“Nós não termos cobertor”
Esta estória muito louca
É só mais urna provação
Pra que um dia você seja
Um sênior de coração

52 - ALVORADA ESCOTEIRA

Amanheceu o céu é todo anil, Alerta, Alerta 
De pé pelo Brasil, pelo Brasil
Alerta oh escoteiro, sempre Alerta
De pé pelo Brasil, pelo Brasil