segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O CUSTO VALE Á PENA?


O custo vale à pena?
Para o chefe ou a chefe escoteira meditar...

Não é um tema interessante? Não sei. Pode ser que não. Mas eu lhe pergunto quanto você gasta para ser Chefe Escoteiro? Muito pouco? Razoável? Além do que pode gastar? Os amigos devem estar estranhando porque entrei nesse tema. Por quê? Olhem, tenho tentado defender por todos os meios o que o Escotismo através de suas direções fazem. Contam-me cada uma. Não vou repetir aqui, mas as principais se referem à tecnocracia de alguns dirigentes, ou mesmo a “arrogância de outros” “ou o profissionalismo de muitos” e depois os gastos excessivos que fazem para serem chefes escoteiros.

Verdade. Parece para alguns que não é muito, mas para outros, que no fim do mês olham as contas de água, luz, telefone, gás, internet, prestação A, B e C, colégio ou material didático dos filhos ficam deveras assustados. E o salário? Sumindo! E agora vem aquele curso, aquele Jamboree, e o acampamento, aquela viagem de linda programada pelo Distrito. Como fazer? Claro dirão. Os Grupos Escoteiros devem estar reestruturados para isso. São eles que arcam com essas despesas. Verdade mesmo? Vocês acreditam nisso? Eu não. Pode ser que uma porcentagem o faça, mas a grande maioria não.

Se a esposa, ou a família não participa, sempre existe aquele ressentimento. Você devia pagar isso, comprar aquilo e não ficar gastando com o escotismo. Mas o menino não tinha condições! Tinha de ajudá-lo. E assim vai. Família, eu vi um curso que quero fazer. Se calcularem bem não é caro. A diária é mínima. A de um hotel cinco estrelas é bem maior! Afinal preciso “tirar” minha Insígnia da Madeira. Sera que ele não está enganando a si próprio? Sabe que irá gastar logo no inicio do ano, onde tantas contas para pagar estão sobre a mesa e mesmo assim acha que dá para fazer o tal curso ou ir naquela atividade escoteira.

Depois ele chega lá, e vê tantos figurões, gente linda, bem uniformizada, de lenço da Insígnia, e diz para si próprio – Agora sim, vou aprender tudo! Desculpem a brincadeira. Sem ofensas aos bravos membros da Equipe Nacional de Formação. Bravos sim. Sei do trabalho insano que fazem para ajudar o Escotismo Brasileiro. Eu fui um deles no passado. Claro, hoje são tantos que na minha época tinha imensas dificuldades para formar uma equipe de curso. Hoje não. Nas fotos lá estão cinco, sete já vi até oito deles dirigindo uns dez alunos! Deve ter sido um lindo curso.

Sem criticas. Não estou lá agora. Não sei como é. Mas sei como era. Lutava para baratear a taxa. Brigava mesmo por isso. Tinha um executivo. Ele andava. Visitava super mercados. De uniforme, ganhava muita coisa do cardápio. Eu mesmo convidava pais para ajudar na cozinha. A região na época não nadava em dinheiro (agora sei que também não) mas as taxas sempre ela cobria uma parte. No final todos podiam pagar sem prejudicar suas finanças pessoais. Fazíamos um escotismo sem pretensão de sobrar da taxa para a região.

Estão rindo? Outra época? Deve ser. Hoje os profissionais substituíram os amadores do passado. Acho que eu era um amador. Mas sabe, eu gostava de ser um amador. De conseguir auxilio em todos os lugares para ajudar aos jovens a participar de atividades regionais, ou mesmo distritais. Foram diversas. Uma taxa “pequenina, pequeninita”, infinitamente pequena. Com orgulho lá estavam patrulhas de toda a região ou do distrito.

Gostaria de defender a UEB, as Regiões, Os distritos, Os grupos, mas estão dificultando essa defesa. Muitos que abandonam o escotismo sempre reclamando a mesma coisa. Todos já disseram e eu repito, quando Baden Powell fundou o escotismo, era para os jovens humildes e pobres. Hoje ele caminha para a elite.

Perguntem aos chefes do Brasil. Perguntem aos que se foram. Principalmente a muitos Insígnias da Madeira que não mais estão na ativa.  Não perguntem a mim. São eles que comentam sempre. Que se lembram do passado e não gostam do presente. Mas afinal estou fazendo o que aqui? O movimento escoteiro no Brasil cresce a olhos vistos. Para que me preocupar?

E para terminar, não dá para diminuir um pouco essa taxa? Não? Você a acha pequena? Boa atividade meu amigo. Eu desejo de coração que o curso e o Jamboree, sejam um sucesso! Não tenho mais nada a dizer.

Eu não sou pobre, apenas um rico em dificuldade.